A partir de 9 de dezembro os estrangeiros que solicitarem a permissão de estadia na Itália, terão que se submeter a uma prova em italiano.
A novidade está prevista no decreto firmado em 4 de junho de 2010 pelos ministros Roberto Maroni (Interior) e Mariastella Gelmini (Educação), que entrará em vigor nesta data e define as modalidades de realização do teste.
O Departamento de Liberdades Civis e Imigração do Ministério do Interior, criou o procedimento informatizado que permitirá gerenciar os pedidos de participação.
O estrangeiro que quiser permanecer no país por um longo período deverá apresentar à prefeitura o pedido de participação no exame obrigatório pelo endereço eletrônico www.testitaliano.interno.it.
A Administração Regional convoca o requerente no prazo de 60 dias para a realização do teste, indicando a data e o local. A prova se realiza no computador mas, a pedido, também pode ser por escrito.
O teste se baseia na compreensão de textos curtos, frases e expressões correntes. Para passar na prova, o candidato deve conseguir pelo menos 80% da pontuação total. Se for bem sucedido e comprovar que conhece a língua, o estrangeiro poderá então solicitar o pedido de visto e a polícia, depois de checar todos os demais requisitos, emite a autorização.
http://www.italianos.it/
Nenhum comentário:
Postar um comentário