quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Euro, moeda única de material reciclado

Roma - Chega a eco-moeda de metal reciclado cunhada pela Casa da Moeda da Itália. Ela será apresentada durante a anual Feira Mundial da Moeda, que começa amanhã em Berlim e termina em quatro dias.

''Em estreia mundial - afirma Sandro Sassoli, idealizador do projeto italiano da moeda Mundo 'UFWC-United Future World Currency' - a Casa da Moeda italiana concluiu em tempo recorde uma edição especial de teste da UFWC, constituída por uma moeda de prata pesando meia onça, de uma cunhagem denominada Eco Coin em metal não precioso reciclado, em vista da Expo 2015 de Milão''.

A moeda, que se caracteriza pela escrita ''Test Expo 2015 Milano'' e o símbolo internacional da reciclagem foi artisticamente criada de um lado pelo 'número Um repetido cinco vezes' por Luc Luycx, designer de moedas da Casa da Moeda Real da Bélgica que criou o lado comum das moedas Euro; e do lado oposto por Laura Cretara, ex-responsável artística pela Casa da Moeda, que se inspirou - assim como ocorreu com a sua moeda de € 1 em circulação - em um desenho de Leonardo da Vinci, desta vez retirado do Código do Atlântico nº 337 e denominado "A visão": oito círculos concêntricos sobrepostos e em seu interior "A Árvore da Vida", representada por cinco folhas de outras tantas árvores que crescem em cada um dos cinco continentes, evocando o tema da Expo de Milão "Alimentar o Planeta, Energia para a Vida".

Também a Casa da Moeda inglesa e as de Austrália e Alemanha apresentarão este ano em Berlim suas propostas-teste de cunhagem UFWC, que seguem aquelas da Casa da Moeda Real da Bélgica e da Casa da Moeda mexicana.

Na World Money Fair serão apresentados também os detalhes e as atualizações do projeto concebido desde os anos 90 por Sassoli, com a ajuda de Arthur Schlessinger Jr., ex-assessor do presidente americano John F. Kennedy.

www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: