sábado, 26 de fevereiro de 2011

Desafio da imigração implica toda a Europa

Berlim - O presidente da República italiana, Giorgio Napolitano, pediu ontem(25) para evitar cair no "vitimismo e alarmismo" diante do possível êxodo de imigrantes por causa da crise no norte da África.

Napolitano convidou os países europeus a demonstrarem uma "forte solidariedade" e aproveitar esta emergência humanitária para superar as "ambiguidades do passado".

Em visita oficial à Alemanha, o mandatário disse que em termos de imigração "atualmente não somos capazes de fazer previsões e as estimativas são prematuras", acrescentando que "é importante uma atuação mais consistente da Frontex", a agência da União Europeia para o controle das fronteiras.

O chefe de Estado negou as versões divulgadas pela imprensa, de que ele apelou à solidariedade dos alemães com a Itália, país de fronteira em termos de imigração mediterrânea, destacando que "não entendo de onde surgem tais especulações".

"Na Alemanha não falei de receber refugiados ou de sua distribuição em outros países, mas coloquei a ênfase na necessidade de diretrizes comuns na UE sobre políticas de imigração e asilo, como as contidas no documento aprovado há dois dias em uma reunião em Roma pelos ministros do Interior dos países do Mediterrâneo" (Itália, Espanha, França, Grécia, Chipre e Malta), argumentou Napolitano.

Da www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: