quarta-feira, 23 de março de 2011

Itália suspenderá por um ano seu programa nuclear, diz Conselho de Ministros da Itália

O Conselho de Ministros da Itália aprovará nesta quarta-feira a suspensão durante um ano de toda a decisão relacionada à reativação de seus programas nucleares, informou nesta terça-feira o ministro do Desenvolvimento, Paolo Romani.

"Amanhã vamos declarar moratória de um ano, inclusive na busca de um local para a instalação de usinas nucleares", declarou Romani no comitê de indústria do Senado.

A Itália, um dos poucos países da Europa sem usinas nucleares, depois de fechá-las há mais de 20 anos, havia decidido inicialmente manter seu plano de voltar à energia atômica, apesar dos acidentes no Japão.

No entanto, em meio à crescente oposição da opinião pública (58%) depois do terremoto e tsunami no Japão de 17 de março passado, resolveu adotar "uma pausa para a reflexão", que se transformou em moratória de um ano.

A decisão do governo conservador de construir centrais nucleares havia sido anunciada em 2008 pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi, para tentar diminuir a dependência energética da península.

Em 1987, a energia nuclear havia sido vetada por referendo, pelo que as quatro usinas que existiam até então foram desativadas.

http://www.jb.com.br/

Nenhum comentário: