quinta-feira, 3 de março de 2011

Piñera celebra 'Epopéia' de Garibaldi em encontro com Napolitano

Garibaldi (imagem arquivo virtual Google)

Roma -  O presidente do Chile, Sebastián Piñera, se reuniu ontem(2) com o chefe de Estado italiano, Giorgio Napolitano, no Quirinale -- sede da presidência italiana --, onde exaltou "a grande epopéia garibaldina", referindo-se ao revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi, que lutou pela liberdade da América do Sul.    Piñera rendeu homenagens, no ano que a Itália comemora o aniversário de 150 anos de sua unificação, àquele que é conhecido como "herói de dois mundos", por ter lutado em seu próprio território e estendido sua batalha em outro continente.

Ele enfatizou a "profunda marca" deixada por Garibaldi no Chile e outros países da região. O mandatário relembrou que o italiano "combateu junto a nossos heróis" e, antes de voltar para seu país, foi a Valparaíso, "onde recebeu uma bandeira tecida por mulheres chilenas que depois utilizou como símbolo da expedição dos Mil", uma iniciativa de Garibaldi que foi um grande passo na unificação da Itália.

"Temos muito que aprender com um país tão maravilhoso como a Itália, que tem uma história milenar, uma cultura luminosa, mas que também tem um compromisso com o futuro", declarou.

O mandatário chileno também destacou a importância da integração entre seu país e a União Europeia. Por terem um Tratado de Livre Comércio e um Tratado de Colaboração e Integração em temas políticos e culturais com a Comunidade Europeia, "temos demonstrado ao presidente [Napolitano] nossa intenção de aplicar a cláusula evolutiva que esse próprio tratado contem, e que nos vai permitir acelerar" essa integração, disse.

Napolitano e Piñera trocaram palavras de grande cordialidade lembrando a visita feita em 2008 pelo presidente italiano ao Chile.

O chefe de Estado italiano recordou que o país sul-americano prepara "notáveis iniciativas" coordenadas com sua embaixada, para festejar a União da Itália, no dia 17 de março.

Piñera anunciou a doação ao colega italiano de escritos do poeta chileno Pablo Neruda, exilado na ilha de Capri, ao sul da Itália, durante a ditadura em seu país (1973-1990). Napolitano, por sua vez, disse conservar uma das primeiras cópias impressas do livro "Os versos do Capitão", escrito pelo poeta neste período.

O chefe de Governo italiano, Silvio Berlusconi, também recebeu Piñera otem (2).

www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: