terça-feira, 3 de maio de 2011

Itália 150 anos: concurso para logo

Por Titti Santamato - Roma -  Espaço de ideias e pinceis na mão. O Google convida as escolas a refletir sobre o futuro da Itália, a partir do 150º aniversário da Unidade do país, com uma competição artística: pede que as crianças criem um logotipo tricolor, que será avaliado por um júri integrado também por Jovanotti, nome artístico de Lorenzo Cherubini, cantor e compositor de pop e rap italiano.

O concurso "Doodle para Google: a Itália daqui 150 anos" é patrocinado pelo Ministério do Patrimônio e Atividades Culturais, com a colaboração do Ministério da Educação e de RAI 150. Também recebeu o reconhecimento oficial da Unidade Técnica de missão para as comemorações dos 150 anos instituída na presidência do Conselho.

O projeto envolve escolas primárias e secundárias, do ensino fundamental e médio. Sob a orientação de seus professores, os estudantes são convidados a criar um doodle (uma variável artística do logotipo do Google), que deve comunicar a visão futura da Itália dos próximos 150 anos, que estes mesmos jovens ajudarão a construir.

O desafio para o melhor doodle tricolor começou em 21 de abril passado e termina em 10 de junho.

Para servir de inspiração para a criação da própria logomarca e refletir sobre as etapas que marcaram o percurso rumo à Unificação do país, o Google, em colaboração com especialistas do Ministério da Cultura e da RAI 150, realizou um passeio virtual pelos 40 lugares considerados como marcos da história nacional.

Os jovens poderão então se inspirar vendo a bandeira que ainda tremula sobre o rochedo de onde partiram os Mille em 5 de maio de 1860; visitar a Fortaleza do Priamar, local onde Giuseppe Mazzini esteve preso; atravessar a Porta Pia, como fizeram as tropas que entraram em Roma em 20 de setembro de 1870 para anexar a cidade ao Reino da Itália; ou ainda admirar o Palazzo Doria D'Angri, de onde Garibaldi anunciou a anexação do Reino das Duas Sicílias ao da Itália.

A equipe do Google vai selecionar 90 doodle finalistas, identificando as 30 melhores obras artísticas para cada uma das três categorias de ensino: o fundamental e o médio completos (a denominação e a correspondência depende do país.Na Itália equivalem às scuole elementari, medie inferiori e medie superiori).

Posteriormente, um júri oficial composto por Jovanottil, Giovanni Minoli, pela diretora do Maxxi Arte de Roma, Anna Mattirolo e por um representante do Ministério da Educação, selecionará os 30 logos finalistas (dez em cada categoria). Caberá então aos usuários da Internet votar no vencedor absoluto e naquele por categoria.

A votação irá de 27 de junho até 15 de setembro no site www.google.it/150anni/doodle . O doodle vencedor será publicado por um dia inteiro na homepage italiana do Google.
 
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