quinta-feira, 2 de junho de 2011

Data Histórica reúne italianos em Maceió

Para comemorar a Festa da República Italiana, o Consulado Italiano, (Recife), em parceria com o Escritório Consular Honorário de Maceió, ER Consultoria promovem o evento que ocorrerá no próximo dia 2 de junho, às 19h, no salão Água Viva do Ponta Verde Praia Hotel.

Na ocasião, entre outros momentos especiais, fará parte da programação do encontro festivo, a execução dos Hinos Nacionais da Itália e do Brasil, saudação de autoridade Cônsul da Itália no Brasil, Sr. Francesco Piccione, apresentação do Coral Rugas de Ouro e o cocktail de encerramento.

A Festa da República Italiana comemora o Referendo Institucional de 2 de junho de 1946, onde através das urnas, o povo italiano escolheu a sua forma de governo, após a Segunda Guerra Mundial.

Com a derrota do Fascismo e, consequentemente, da Monarquia, a Itália adotou através do voto, o Sistema de uma República Parlamentar, vigente até hoje.

Com o fim da Monarquia os dirigentes da Casa de Savoia foram exilados por 57 anos e só retornaram à Itália, apenas, no ano de 2003.

Vale ressaltar que foi no Referendo de 1946, onde pela primeira vez, as mulheres italianas tiveram o direito ao voto.

Nesta mesma data, 2 de junho de 1946, os cidadãos italianos votaram para a eleição de uma Assembleia Constituinte.

Em dezembro do mesmo ano de 1946, a Assembleia Constituinte começou a elaborar uma nova Constituição, a qual entrou em vigor em 1º de janeiro de 1948, e continua em vigor até hoje.

A história da imigração italiana no Brasil é plena de coragem, esperança e novas alternativas de sobrevivência. Oriundos de um sistema autoritário de governo e da falta de emprego motivado pela Revolução Industrial no século XIX, os italianos chegam ao nosso país com o sonho de construir e reconstruir suas vidas.

Atualmente, o Brasil possui cerca de 25 milhões de descendentes italianos, havendo concentração nas regiões Sul e Sudeste, principalmente no Espírito Santo, estado da federação que apresenta a maior colônia italiana do Brasil, em proporção à população.

Em contraposição à maioria das afirmações dos estudiosos sociais de que a imigração italiana teria começado nos estados São Paulo e Rio de Janeiro, o sociólogo e historiador italiano Renzo Grosselli, que escreveu o livro Colônias Imperiais na Terra do Café (1874 – 1900), diz, através de pesquisas que, “a imigração italiana teve início oficial em nosso país com a chegada do navio "Rivadávia", que aportou em 31 de maio de 1875, com 150 famílias italianas, encaminhadas para Santa Leopoldina, Estado do Espírito Santo.
Para Grosselli, os registros de imigração que antecedem o ano de 1875 são casos isolados.

Comunidade Italiana em Alagoas

Mesmo sem o conhecimento de pesquisas do Censo Brasileiro ou da Embaixada Italiana, estima-se que no nordeste vivem apenas 150 mil italianos e descendentes. Segundo a representante consular, Eliza Rogato, em Alagoas há uma estimativa de 3 mil imigrantes italianos, porém, legalizados no arquivo consular, este número decresce para 750 inscritos.

Fonte:Assessoria
http://www.coisasdemaceio.com.br/

Nenhum comentário: