quarta-feira, 29 de junho de 2011

Napolitano completa 86 anos hoje e recebe título de Doutor por Honoris Causa

Roma - O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, recebeu hoje o título  de doutor por honoris causa pela Universidade de Oxford e diversas felicitações de lideranças italianas por seu aniversário de 86 anos que completa hoje.

O chefe de Estado italiano vestiu a toga vermelha e o chapéu que são reservados para os graduandos honorários e permaneceu em pé diante do professor que conduzia a cerimônia de doutoramento.

O professor discorreu sobre os atributos do líder italiano, recordando que, "na juventude", ele se destacou na "luta contra a tirania e pela liberdade de seu país", e destacando, entre suas qualidades, a capacidade "de ficar calmo, ser justo e incorruptível, nas situações mais críticas".

Napolitano também foi elogiado por sua "sagacidade" "cultura", "que deu grandes benefícios a seu país e deu aos líderes das outras nações um exemplo de patriotismo e probidade".

O presidente do Senado da Itália, Renato Schiafani, enviou uma mensagem ao chefe de Estado, recordando "seu incessante e contínuo empenho para a garantia das instituições democráticas e do diálogo entre as forças políticas e sociais", além da "proteção da Constituição" que "continuam a representar um exemplo para todos aqueles que cumprem um papel público em nosso país e para todos os cidadãos".

Por sua vez, o presidente da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini, atestou em seu recado a Napolitano que, "nesta fase delicada" do país, ele age "a serviço das instituições democráticas" e representa "para todos os italianos um ponto de referência essencial para consolidar uma forte coesão nacional e um profundo sentimento de confiança em um futuro de crescimento e bem-estar".

O chefe de Estado também recebeu uma mensagem do presidente da Corte Constitucional do país, Alfonso Quaranta, que expressou sua "profunda e sincera gratidão pela incessante obra de vigília à proteção da unidade nacional e do equilibro entre as instituições".

Também enviaram mensagens de felicitações os ministro de Defesa, la Russa, do Interior, Roberto Maroni, da Juventude, Giorgia Meloni, para a Atualização do Programa, Gianfranco Rotondi, do Trabalho, Maurizio Sacconi e para as Relações com as Regiões, Raffaele Fitto.

Entre as lideranças partidárias, recordaram o aniversário de Napolitano o presidente no Senado do Itália dos Valores (IDV), Felice Belisario, o líder do IDV, Antonio Di Pietro, o secretário do Partido Democrático (PD), Pier Luigi Bersani, o vice-presidente do Futuro e Liberdade para a Itália (FLI), Ítalo Bocchino, além de Federico Bricolo e Marco Reguzzoni, líderes da Liga Norte.
 
www.ansa.it/www.ansalatina.com.br

Nenhum comentário: