quarta-feira, 20 de julho de 2011

Berlusconi é investigado por suposta pressão à TV estatal

Da Reuters - Juízes italianos estão investigando as acusações de que o primeiro-ministro Silvio Berlusconi teria pressionado a emissora pública RAI a tirar do ar um programa que fazia críticas ao seu governo, disseram fontes judiciais na terça-feira (19).

O ex-diretor-geral da RAI Mauro Masi e o ex-chefe do órgão governamental de comunicações Giancarlo Innocenzi também estão sendo investigados pela suposta tentativa de retirar do ar em 2009 o talk show político 'Anno Zero.'


O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, durante votação no Parlamento italiano no último dia 15
(Foto: AP)

O programa acabou sendo cancelado neste ano, quando seu apresentador, o jornalista Michele Santoro, crítico contumaz de Berlusconi, deixou a emissora pública.

Berlusconi também é alvo de três processos judiciais por fraude e corrupção, e de uma acusação de pagar para fazer sexo com uma menor.

Dono da Mediaset, maior emissora privada de TV da Itália, Berlusconi é frequentemente acusado por críticos de ter uma influência excessiva sobre as telecomunicações do país.

No ano passado, a agência reguladora das telecomunicações acusou três importantes noticiários de serem tendenciosos a favor do governo.

Nenhum comentário: