segunda-feira, 25 de julho de 2011

Turistas e residentes separados em Veneza

Veneza -  As autoridades de Veneza decidiram separar o acesso à cidade de turistas e moradores nas lanchas coletivas que percorrem a cidade lacustre.

A medida foi tomada para tentar conter os protestos dos residentes que, por causa do enorme afluxo de turistas durante a primavera e o verão (boreal), se queixam pela dificuldade de se locomover pela cidade e chegar em tempo aos seus compromissos de trabalho.

O sistema experimental de separação do fluxo de embarque, foi solicitado pelo município à empresa local de transportes (ACTV) e executado em tempo recorde: ele funcionará diariamente das 16h às 20h30 locais, até o fim do verão, na estação de embarque da ponte Rialto na linha 2, na direção do Piazzale Roma, onde está o maior estacionamento da cidade.

Em poucos dias, o sistema será implantado também nos embarcadouros do Lido e da Pietà.

"O afluxo excepcional de turismo deste período, inclusive pela presença de cinco grandes navios de passageiros no porto veneziano, forçou a intervenção urgente, com medidas que permitam tornar a cidade mais habitável para os trabalhadores, mas também em respeito aos que vêm para Veneza só para apreciá-la", explicou o assessor de turismo do município de Veneza, Roberto Panciera.

"Espero que a fase experimental nos mostre que esta solução é válida no contexto de um turismo sustentável em nossa cidade. Em caso afirmativo, a partir do próximo ano poderemos pensar em estender a iniciativa para todas as estações de embarque estratégicas", acrescentou.

www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: