terça-feira, 2 de agosto de 2011

Autoridades italianas recordam vítimas de Bolonha

Roma - Autoridades italianas lembraram hoje as vítimas do ataque terrorista contra uma estação de trem na cidade de Bolonha, norte da Itália, há 31 anos, quando morreram 85 pessoas.
   Em uma mensagem ao presidente da Associação dos familiares das vitimas do ataque, Paolo Bolognesi, o presidente italiano Giorgio Napolitano disse que "a lembrança daquela matança está esculpida na consciência da Nação e solicita a cada dia o compromisso civil de toda a coletividade em prevenir qualquer manifestação de intolerância e de violência".
   "A cidade de Bolonha recorda hoje com dor o atentado criminoso da estação ferroviária que há 31 anos custou a vida de 85 pessoas e marcou indelevelmente o corpo e a alma de muitas pessoas e dos familiares", afirmou Napolitano.
   "Merece portanto, gratidão e apreço a paixão civil com a qual a associação presidida pelo senhor busca a verdade histórica e processual sobre aquele bárbaro acontecimento de terrorismo, mantendo a memória inalterada e difundindo, especialmente nas gerações mais novas, a cultura do convívio pacífico e da participação consciente na execução dos direitos políticos e civis", afirmou o presidente italiano.
   "Na comovida lembrança daquele dia trágico expresso ao senhor e a todos os familiares das vítimas a minha afetuosa proximidade e os sentimentos de solidariedade de todo o país", finalizou o político.
   Já o presidente da Câmara, Gianfranco Fini, disse na mensagem ao prefeito da cidade, Virginio Merola e a Bolognesi, que o compromisso de Bolonha e de todos os seus cidadãos em recordar o atentado "é um forte motivo de incitação" para a defesa dos valores de liberdade e legalidade.
   A explosão de uma bomba em 2 de agosto de 1980 matou 85 pessoas e deixou 200 feridos. O ataque foi perpetrado por um grupo de extrema-direita e as informações ainda estão sob segredo de Estado.

Mais: Strage di Bologna: 31/o anniversario ed e' ancora scontro
www.ansa.it/www.italianos.it                 

Nenhum comentário: