quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Férias na Itália: mais de 3 milhões de pessoas em trânsito

Roma - Cresce o número de italianos que tirarão férias em agosto: serão 3 milhões de partidas a mais em relação ao ano passado. Paralelamente, também aumenta o número de turistas estrangeiros na Itália: +3,8% nos primeiros cinco meses de 2011.        Este é o quadro apresentado pela ministra do Turismo, Michela Vittoria Brambilla, que reporta dados do levantamento mensal do Osservatorio Nazionale del Turismo.        São 19,3 milhões (38,4% da população) os italianos que pretendem tirar férias no mês de agosto: 3 milhões de partidas a mais em relação a 2010. Aumentam, em particular, as partidas dos italianos com destinos internos (76,7% do total em 2011), passando de 12,5 para 14,8 milhões.         Também aumenta sua despesa média: dos € 817,6 gastos em 2010, para € 859,2 previstos em 2011. A viagem de 'última hora' também seduz 20% dos italianos, que "dão um impulso às férias de agosto".

     Em geral, no primeiro trimestre de 2011, as chegadas nos exercícios receptivos aumentaram em um ritmo elevado (9,3% no total, sendo 7,8% para os italianos e 11,7% para os estrangeiros). De janeiro a maio de 2011, continuou o aumento de turistas estrangeiros: + 3,8% das chegadas e +4,1% dos gastos (que em 2010 foi de € 29,1 bilhões).         Como no ano passado, são principalmente as cidades artísticas a atrair visitantes do exterior. Não é de surpreender - destaca o comunicado do Ministério - que a indústria do turismo, com a sua cadeia de abastecimento, manteve os níveis de emprego nestes dois últimos anos tão difíceis: em 2010 os empregados (diretos e indiretos) foram pouco mais de 2 milhões (9,4%).

De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, no médio prazo essa contribuição tende a crescer de 9,6% em 2011 para 10,5% até 2020. "Esses números - disse Brambilla - recompensam o grande trabalho desenvolvido e mostram que a indústria do turismo é o ativo mais estratégico da nossa economia".

     "O aumento dos fluxos internacionais é certamente fruto da intensa promoção da Itália nos mercados estrangeiros, diferenciada por países e voltada a metas específicas para os principais produtos turísticos nacionais", acrescentou Brambilla.

     A ministra, em se referindo às medidas da reforma do turismo, ainda destacou: "Os novos produtos turísticos finalmente nos permitem atrair visitantes também em momentos não relacionados com a sazonalidade e principalmente introduzir toda a Itália nos itinerários, além dos já tradicionais e consolidados destinos para as férias".

     Além disso, este ano serão particularmente relevantes as iniciativas, já lançadas em 2010, dirigidas aos mercados de Brasil, Rússia, China e Índia, certamente os mais promissores do turismo internacional. Para a ministra, também foram satisfatórias as previsões quanto à demanda interna para os investimentos realizados e a oferta turística para a acomodação dos viajantes acompanhados pelos seus animais de estimação.

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