Música, artistas de rua, shows em grandes altitudes, dança, teatro, evocações históricas e eventos gastronômicos itinerantes. Centenas de iniciativas, de apelo mais ou menos internacional, tomam conta do verão. Algumas se tornaram pontos de encontro fixos que atraem espectadores e turistas de todo o mundo, como a Notte della Taranta, o Pálio de Siena ou o Festival Internacional de Cinema de Veneza, enquanto outras tendem a crescer a cada ano.
Segue-se um resumo de alguns dos eventos imperdíveis do verão 2011.
A NOTTE DELLA TARANTA - Trata-se de um festival de música popular de Salento, a "pizzica", que se realiza em vários municípios da província de Lecce e da Grecìa Salentina e que tem seu clímax em agosto.
O mega show de Melpignano (Lecce) retorna em 27 de agosto renovando as tradições salentinas com o som convulsivo e envolvente da "pizzica, e muito mais. Dedicada à memória do cantor Uccio Aloisi, falecido em outubro passado, a edição 2011 começa de fato no próximo dia 12 e termina no dia 25, com 13 shows interpretados por "alguns dos expoentes mais criativos da world music internacional", explicam os organizadores. Chega-se assim ao grande show de encerramento, no dia 27 (a Noite da Taranta), com convidados especiais como o grupo irlandês "Chieftains". A direção da noite caberá ao compositor e pianista Ludovico Einaudi. (www.lanottedellataranta.it)
TUSCAN SUN FESTIVAL - O Festival do Sol se realiza em Arezzo de 1 a 7 de agosto. A estreia de ontem (1º) foi dedicada à Argentina e à sua dança, com um concerto de Martha Argerich e um grupo de amigos, incluindo o vencedor do Oscar Luis Bacalov, Michael Guttman, Nestor Marconi e Eduardo Hubert. Entre outras performances a da atriz Greta Scacchi (5 de agosto) dedicada a Schubert junto com o violinista Michael Guttman. (www.tuscansunfestival.com)
COMIDA DE RUA - Nos dias 6 e 7 a Città della Pieve (Perugia) se transforma em aldeia Streetfood para a turnê itinerante de "Comidas de Rua", que começou em março em Arezzo e que já passou por Valdichiana, Val d'Orcia. Vitória dos sabores e tradições locais, a turnê Streetfood 2011 "I Mille Cibi di Strada Italiani" convida jovens, idosos e famílias a apreciarem nas ruas os sabores de antigamente. Próximo encontro é com o Estilo Italiano na Umbria, em a Città della Pieve por ocasião da "Noite Verde Branca e Vermelha". Entre os produtos "de rua" são garantidas degustações de porchetta, focaccia di Recco, farinata ligure, olive ascolane, lampredotto e arrosticini abruzzesi além das focacce pugliesi, fritto piemontese, arancini siciliani e o pani' ca' meusa. Outras etapas em setembro na Toscana, no Mugello a Borgo San Lorenzo (Florença) com "Os caminhos do gosto" (Vie del Gusto). (www.streetfood.it)
RAVELLO FESTIVAL, DEDICADO À VIAGEM - O Festival de Ravello este ano enfoca o tema da Viagem e até o próximo dia 27 oferece dezenas de eventos que conferem um papel de destaque à música clássica. (www.ravellofestival.com)
O PÁLIO DE SIENA - A famosa corrida chega ao auge com a última disputa entre as "contrade" em 16 de agosto. Três dias antes se realizam seis provas de teste, durante as quais o cavaleiro tenta se entrosar com o cavalo. A corrida do Palio é precedida por um "desfile histórico" no início da tarde, que inclui mais de 600 figurantes, representando as 17 Contrade (distritos) e instituições da antiga República de Siena. (www.paliodisiena.it)
SONS DAS DOLOMITAS - Um evento que fascina jovens e velhos: há 17 anos a música penetra e se funde ao ar rarefeito das grandes altitudes. Até o próximo 27, concertos de música clássica, jazz, étnica e interpretações de autor se tornam algo único e impossível de repetir. Outro evento imperdível é L'Alba delle Dolomiti. (www.isuonidelledolomiti.it)
FERRARA BUSKERS FESTIVAL - De 19 a 28 de agosto, esta manifestação histórica dedicada aos artistas de rua chega à sua 24ª edição. A imaginação é o limite de expressão dos mais de mil artistas participantes. Este ano o país convidado é a Holanda. A edição 2011 também é dedicada aos 150 anos da Unidade da Itália, com atenção especial ao meio ambiente. (www.ferrarabuskers.com)
O FESTIVAL DOS SENTIDOS - A paisagem será a protagonista da 3ª edição do Festival dos Sentidos 2011, que se realizará de 26 a 28 de agosto em Cisternino, Locorotondo e Martina Franca em Valle d'Itria. O evento oferece um formato apreciado por quase 10 mil seguidores, com conferências sobre os cinco sentidos em casas históricas do vale dei trulli, visitas guiadas em vilarejos antigos, passeios na natureza para descobrir o território, exposições e exibições de filmes. O símbolo desta edição é um animal muito especial: o burro de Martina Franca, uma raça criada na região da "Murgia dei trulli" recentemente salva da extinção, que acompanhará o público em alguns passeios pelos bosques. (www.festivaldeisensi.it)
A BIENAL DE VENEZA - Juntar as férias com a paixão pelo cinema, de 31 de agosto a 10 de setembro. (www.labiennale.org)
O FESTIVAL DAS NAÇÕES - De 23 de agosto a 4 de setembro nas igrejas e alguns dos lugares mais belos da Alta Valle del Tevere ocorre a 44ª edição, em homenagem aos 150 anos da Itália e com um programação com todos os principais movimentos musicais que ajudaram a construir uma forte imagem de identificação com o país. (www.festivalnazioni.com)
SAN VITO LO CAPO, COUS COUS FESTIVAL - Nove países vão competir na 14ª edição do Festival internacional da integração cultural (de 20 a 25 de setembro em San Vito Lo Capo - Trapani. (www.couscousfest.it)
MEIO AMBIENTE E TURISMO SUSTENTÁVEL - São muitos os eventos de interesse para os "eco"turistas, com destaque para dois: Festambiente, de 5 a 15 de agosto (www.festambiente.it) e o Festival da Água de Genova, de 4 a 10 de setembro (www.festivalacqua.org).
www.ansa.it/www.italianos.it
Nenhum comentário:
Postar um comentário