segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Divisão entre EUA e UE sobre Palestina pode ser catastrófica, diz Frattini

Nova York - O chanceler italiano, Franco Frattini, garantiu hoje que uma divisão entre os Estados Unidos e a União Europeia (UE) em relação ao pedido de reconhecimento da Palestina como um Estado-membro da Organização das Nações Unidas (ONU) "pode ser catastrófica".

Frattini, que se reuniu hoje com representantes de associações judaicas norte-americanas, pediu a preservação da "unidade europeia" no pedido que será feito pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, na 66ª Assembleia Geral da ONU.

"Na Europa existe um momento de debate e a maioria dos países concorda que a proclamação de um Estado palestino colocaria fim às negociações de paz¿, disse o ministro.

O chanceler declarou que os países europeus "concordaram em não manifestar publicamente uma posição particular antes de uma que seja comum à Europa".

Ele também recordou que nesta terça-feira será realizada uma reunião entre os ministros das Relações Exteriores da UE, na qual será reafirmado "que as negociações de paz são o único caminho possível" para chegar a uma solução para os dois Estados.

Frattini acrescentou que a ação do Quarteto para o Oriente Médio (formado por Estados Unidos, Rússia, UE e ONU) pode ser decisiva para a retomada das negociações. "O Quarteto poderia lançar um apelo para reiniciar os diálogos de paz e também indicar as datas a fim de pressionar esse processo". Esta seria, segundo ele, uma forma de afirmar a unidade do grupo e evitar a divisão entre o bloco europeu e os Estados Unidos

www.ansa.it/www.ansalatina.com.br

Nenhum comentário: