quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Novos formatos de massas

Roma - Oitocentos novos formatos de 'pasta', criados em conjunto por especialistas dos Politécnicos de Milão e Turim, serão apresentados no festival "I primi d'Italia" que se realiza em Foligno (província de Perugia, região da Umbria, no centro do país), de hoje e até domingo (2 de outubro).

     "I primi d'Italia" é o único festival dedicado aos primeiros pratos de uma refeição, que às mesas da península são geralmente macarrão, arroz, sopa, nhoque e polenta.

     A exposição, que este ano estará instalada nas salas do Palazzo Candiotti, ilustrará as etapas do longo processo que leva ao desenvolvimento de novos formatos de massas, bem como a criação de embalagens com tecnologias de ponta.

     Entre as estrelas desta edição, a fábrica de massas Verrigni - com sede no Abruzzo, centro da Itália - mostrará ao público seus novos formatos quadrados trefilados com ouro e amassados com sêmola de trigo duro.

     A técnica do trefilado em ouro nasceu em colaboração com o ourives Sandro Seccia e produz assim o "spaghettoro" e "fusilloro", dois formatos de massa tradicionais aos quais agora se somarão os quadrados.

     De acordo com os fabricantes, em virtude do menor "estresse" sofrido pela massa em contato com o metal nobre estas variantes "a ouro" têm uma doçura inconfundível que conquista imediatamente os paladares.

Durante o festival, Palazzo Candiotti será sede de uma exposição e da venda de produtos típicos, da exibição "Food Art", com jóias e esculturas de massa, e da "Food Fashion", que mostrará ao público uma moda feita de macarrão.

     Como parte deste último evento o público poderá assistir à performance "Roupa de massas" realizada pelo Estúdio Criativo Doshin, especialista na criação de trajes-esculturas feitos sob medida nos mais variados estilos e texturas.

Nenhum comentário: