quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Os 90 anos da moto Guzzi

Por Valerio Monaco - Roma - Uma apresentação mundial da nova California 90, por ocasião das Jornadas Mundiais Guzzi. Assim, a casa de Aquila conclui a gloriosa carreira da mais famosa classic-touring, homenageando-a com uma requintada edição limitada pelos 90 anos da Moto Guzzi e os 40 do modelo.

     Lançada pela primeira vez em 1971, a California nasceu da V7 Special. O que a diferencia são o longo selim de dois lugares, tão confortável como uma poltrona, o para-brisa amplo e as duas elegantes bolsas laterais.

     O equipamento é um sucesso que torna a California uma touring muito apreciada tanto na Europa como no exterior. Nos Estados Unidos ela é a moto de trabalho dos agentes do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD, da sigla em inglês) e rapidamente também foi adotada pela polícia de outros Estados. Na Itália, é a moto dos desfiles da corporação dos Corazzieri, de serviço no Palácio da Presidência da República, o Quirinale.

     Ao longo do tempo, esta lendária moto italiana viveu várias fases de desenvolvimento, sempre respeitando a filosofia original, até se tornar o modelo de maior sucesso entre os milhares produzidos pela fábrica de Mandello.

     Agora, quem rouba a cena é a California 90, que ostenta uma pintura bicolor elegante que combina o laranja metálico ("Califórnia") com o branco ("Diamante"). Outra atração é o logotipo no tanque, em memória das motos Guzzi dos anos 30, ao qual se soma o selim de couro costurado à mão e a placa no guidão que certifica a produção numerada e limitada.

     O que também contribui para exaltar sua personalidade são as rodas raiadas, os para-lamas de aço e faróis de neblina, elementos herdados da clássica versão vintage - como o para-brisa com o suporte de aço inoxidável polido, o clássico guidão em formato de cornos bovinos, os belos alforjes laterais rígidos forrados com veludo e o bagageiro cromado.

     O coração da California 90, o motor, tem torque poderoso e muita confiabilidade, o que o torna particularmente apreciado pelos motociclistas. O impulso dos 1064 CC é a magia escondida nos cilindros de liga de alumínio onde trabalham os pistões resistentes ao desgaste em grafite. Alimentado pela injeção eletrônica Weber Marelli IAW, o motor ostenta baixas emissões, torque poderoso de 74 CV a 6.400 rpm e torque máximo de 94 Nm a 5 mil rpm. O chassi também é impecável, fornecendo máxima estabilidade e precisão. Considerando o conjunto todo, a promessa não é só de beleza e eficiência, mas também de excelentes maleabilidade e estabilidade.

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