quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Aberto, oficialmente, o Momento Itália-Brasil, em Minas Gerais

Governador Antonio Anastasia
 
O governador Antonio Anastasia participou nesta terça-feira (25), na Casa Fiat de Cultura, da abertura oficial do Momento Itália-Brasil (MIB) em Minas Gerais. O evento, organizado pelo Consulado da Itália em Minas e pela Câmara Ítalo Brasileira de Minas Gerais, se estenderá até junho do próximo ano, com a realização de atividades culturais, artísticas e de negócios. O objetivo do MIB é mostrar o que Itália e Brasil fazem de melhor, da arte, cultura e gastronomia à ciência, esporte e economia. Serão realizados eventos, nos dois países, visando intercâmbio cultural e a troca de experiências.

Durante a cerimônia, o governador lembrou da influência italiana no Brasil. “Fico muito honrado de participar do lançamento desse Momento Itália-Brasil. A presença da Itália no Brasil iniciou-se antes da descoberta do Brasil. Se não fosse Cristóvão Colombo não teríamos a América, e se não fosse Américo Vespúcio não teríamos a identificação cartográfica do litoral brasileiro dois anos depois da descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral. Sabemos que os grandes navegadores portugueses tiveram desde o primeiro momento o auxílio dos cartógrafos, grandes científicos da época, italianos. Mas os séculos se passaram e então percebemos que a presença da Itália foi se fazendo cada vez mais firme entre nós”, lembrou.
“Minas Gerais é um Estado que se orgulha de seu passado e da sua participação na unidade brasileira, dos seus sonhos, sempre a favor da liberdade, do desenvolvimento e progresso, da ordem. Mas, mais do que tudo, orgulhamos-nos também, daqueles que vieram para nossa terra há décadas, há mais de um século, realizar o sonho do seu desenvolvimento”, disse o governador em referência aos imigrantes italianos que chegaram a Minas Gerais na segunda metade do século XIX.
O Momento Itália-Brasil foi idealizado pelo embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, que esteve presente no evento. O MIB contará com atividades em todo o Brasil, mas Minas Gerais, segundo o consulado, será um dos Estados onde haverá os maiores eventos. “Há uma história muito longa de parceria entre italianos e brasileiros. Quando os italianos chegaram aqui se sentiram em suas casas. Trabalharam, produziram coisas importantes. Agora como celebrar isso? Eu acho que um capitulo que a gente começou é o certo: trabalhar com tantos amigos e parceiros privados e públicos”, afirmou La Francesca.
Depois do evento, o governador e os demais convidados puderam conhecer a mostra Roma: a Vida e os Imperadores, em exposição no local. Trata-se da maior exposição sobre Roma Antiga hoje no Brasil, na qual o público tem a oportunidade de apreciar mais de 300 objetos que representam fatos e personagens da sociedade romana nos primeiros três séculos do Império.
O presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano, mandou mensagem de saudação pelo início das comemorações. “Eu quero deixar uma saudação aos organizadores e as autoridades que participam hoje em Belo Horizonte da inauguração da exposição Roma: a Vida e os Imperadores que propõe ao público brasileiro um inédito percurso através da evolução da sociedade romana durante os primeiros três séculos do império. O evento é parte do Momento Itália-Brasil que graças à parceria público-privada e a colaboração das autoridades brasileiras será daqui ao mês de junho a vitrine do nosso país na cultura, nas artes, nas ciências e nos esportes. Essa iniciativa representa uma viva testemunha da profunda e radicada amizade que ligam as culturas dos dois povos”, lembrou.
Além da exposição, o Momento Itália-Brasil em Minas inclui, entre outros, exibição de filmes, festa italiana de rua, festival de acordeom, exposição fotográfica, festival gastronômico, entrega de medalhas. O Palco Itália – Festival Ponte entre culturas vai reunir diversas manifestações artísticas italianas e ítalo-brasileiras abrangendo apresentação de espetáculos, exposições, realização de oficinas e intercâmbio entre artistas e grupos italianos e brasileiros de dança, música, teatro, cinema e artes plásticas.
Parcerias
Minas Gerais e Itália vem mantendo fortes relações econômicas e culturais nos últimos anos. Em junho de 2008, Minas assinou acordo de cooperação com o Governo da Região Piemonte para reafirmar os laços de irmandade já existente entre os dois governos. Em 2009 e 2010, foram realizados projetos de intercâmbio entre estudantes piemonteses e mineiros (Uemg e UFMG), juntamente com o Instituto Politécnico de Turim (Polito).
“A Itália é um dos principais parceiros econômicos de Minas Gerais, não só pela presença do Grupo Fiat e das diversas empresas italianas presentes em Minas, mas também em relação às trocas que fazemos sob o ponto de vista cultural, do design e do intercâmbio”, disse Antonio Anastasia em entrevista.
Em fevereiro de 2010, o Governo da Região Lombardia realizou atividades no âmbito de missão governamental, acadêmica e empresarial em Belo Horizonte. O setor agroindustrial foi o foco desta missão, nas esferas científica e acadêmica, workshop técnico e encontros empresariais.
Em junho deste ano, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Câmara Italiana organizaram o seminário “Os limites do crescimento e desenvolvimento sustentável: Porque investir em meio ambiente?”.

Rivista digitale Oriundi

Nenhum comentário: