sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Fitch rebaixa notas de risco de Itália e Espanha

Do G1, em São Paulo -  A agência de classificação de risco Fitch anunciou nesta sexta-feira (7) que reduziu as notas das dívidas da Itália e da Espanha. O rating da dívida de longo prazo da Itália foi rebaixado em um nível, de "AA-" para "A+". Já a nota da Espanha foi reduzida de "AA+" para "AA-", uma baixa de dois "degraus" na classificação de risco. A perspectiva de ambas é negativa, o que significa que as notas podem sofrer novo rebaixamento.

O corte na nota da Itália, segundo a Fitch, reflete a intensificação da crise na zona do euro, que "constitui um choque financeiro e econômico significante, que enfraqueceu o perfil da dívida soberana da Itália".
Em relação à Espanha, a Fitch aponta que o rebaixamento também vem relacionado à piora da crise europeia e aos crescentes riscos surgidos do fraco desempenho fiscal de algumas regiões do país, bem como à redução das perspectivas de crescimento da economia espanhola no médio prazo.
"Uma solução crível e ampla para a crise é politica e tecnicamente complexa, e levará tempo para que seja implementada e ganhe a confiança dos investidores. Nesse intervalo, a crise impactou adversamente a estabilidade financeira e as perspectivas de crescimento da região", diz a agência em nota.
Nesta semana, a Moody's já reduzira a nota da Itália. E em setembro, a Standard&Poor's também já havia reduzido a nota de crédito da Itália, de "A+" para "A".
Entenda a avaliação de risco de investimento
A avaliação de risco de investimento é um sistema de nota desenvolvido por agências de análise de riscos para alertar os investidores de todo o mundo sobre os perigos do mercado em que eles escolhem para aplicar seu dinheiro.
A partir da nota de risco recebida por determinado país, os investidores podem avaliar se a possibilidade de ganhos (por exemplo, com juros maiores) compensa o risco de perder o capital investido por causa da instabilidade do país em questão.
Os ratings de crédito são utilizados por investidores como indicação da probabilidade de receberem seu capital aplicado de volta, segundo os termos acordados na ocasião da realização do investimento.
Mesmo com a redução nas notas, os papeis da Espanha e Itália seguem classificados com grau de investimento, com qualidade alta e baixo risco. "AA-", a nota atribuída à dívida da Espanha, é o quarto "degrau" mais alto do ranking da Fitch. Já a nota italiana, "A+", é o quinto degrau. A nota do Brasil, "BBB", por sua vez, está abaixo, no nono nível.

Nenhum comentário: