segunda-feira, 21 de novembro de 2011

140 fotos mostram a Itália de 1861 a 1935

Roma - Parecem quadros impressionistas, mas na verdade são fotografias em cores. Nada de estranho, não fosse o fato de que as fotos foram tiradas entre 1861 e 1935, ano em que começou a difusão do filme fotográfico.

Desde o dia 18 deste mês e até  8 de janeiro, as salas do Palazzo Incontro (via dei Prefetti) abrigarão a exposição 'Italia a colori. 1861-1935' (Itália em cores...), uma viagem no passado do país e das cidades italianas por meio de 140 fotos coloridas e inéditas, provenientes de coleções particulares e de arquivos alemães, franceses, austríacos e americanos.

     A exposição foi inaugurada pelo presidente da província de Roma, Nicola Zingaretti, para quem trata-se de "um daqueles casos de proposta cultural baseados na paixão e que se integram às comemorações pelos 150 anos da Unidade da Itália. É como voltar 100 anos atrás, são fotos maravilhosas que mantêm intacta a emoção do clique ao capturar imagens de um país que não existe mais".

As fotografias são feitas com técnicas experimentais, utilizadas a partir de 1861, quando na Royal Institution de Londres foi apresentada a primeira fotografia colorida, feita com a técnica 'Trichrome'.
Também os irmãos Lumière fizeram tentativas em 1904 de reproduzir fotos em cores, patenteando a placa 'Autochrome', que conseguia reproduzir slides em cores através de grãos coloridos. de são fotografias em cores. Nada de estranho, não fosse o fato de que as fotos foram tiradas entre 1861 e 1935, ano em que começou a difusão do filme fotográfico.

     Deste o dia 18 deste mês e  até 8 de janeiro, as salas do Palazzo Incontro (via dei Prefetti) abrigarão a exposição 'Italia a colori. 1861-1935' (Itália em cores...), uma viagem no passado do país e das cidades italianas por meio de 140 fotos coloridas e inéditas, provenientes de coleções particulares e de arquivos alemães, franceses, austríacos e americanos.
com informações da www.ansa.it/www.italianos.it