quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Monti forma governo e vai ser premiê e ministro de Economia na Itália

O premiê da Itália, Mario Monti, dá entrevista nesta terça-feira (15) em Roma
(Foto: AP)

Do G1 com agências internacionais - O ex-comissário europeu Mario Monti formou nesta quarta-feira (16) o novo governo da Itália, aceitando o cargo de premiê, informou a presidência italiana em comunicado.
Monti, que é economista, disse a jornalistas que vai acumular o cargo de ministro da Economia.
Ele afirmou que espera que seu novo governo de tecnocratas restaure a confiança dos mercados no país e acalme o clima político tenso.
Ele também disse que a indicação de Corrado Passera, presidente da Intesa Sanpaolo, para a pasta de Infraestrutura, não configura conflito de interesse.
O governo deve apresentar seu programa no Senado na quinta-feira, segundo Monti.

O substituto de Silvio Berlusconi no cargo entra com a missão de conduzir a Itália para fora da crise econômica que ameaça contaminar a União Europeia.

A posse de Monti ocorre após um dia de negocições com os principais partidos políticos italianos e outras forças do país.

Após a reunião de Monti com o presidente Giorgio Napolitano, será realizada uma cerimônia na qual ele fará o juramento.Nos próximos dez dias, deve ocorrer o voto de confiança do Parlamento.
Monti procurou envolver os principais partidos italianos na composição de seu governo, para ter um apoio sólido no Parlamento e tentar governar até 2013.

A nomeação do prestigiado economista acalmou inicialmente os mercados internacionais, mas a incerteza sobre a formação do governo e a publicação de um indicador negativo na Eurozona voltaram a gerar tensões na terça-feira.
Um eventual resgate da dívida pública italiana, que soma 1,9 trilhões de euros, é visto como alto demais para os recursos financeiros atuais da zona do euro.

Nenhum comentário: