terça-feira, 13 de dezembro de 2011

2011: a história do ano no livro Photo ANSA

O 2011 foi um ano agitado, que permanecerá na memória coletiva: a oportunidade para refletir sobre os acontecimentos desse período, em alguns casos destinados a passarem para a história, é a apresentação do livro PHOTOANSA 2011, o tradicional balanço fotográfico e jornalístico, visto pelos olhos dos fotógrafos da mais importante agência de notícias da Itália.

     O fio condutor do livro de fotografias da ANSA, no ano do 150º aniversário da Unidade do país, é mais do que nunca a Itália. As páginas iniciais trazem as fotos mais significativas das celebrações cujo tema é o tricolor, um símbolo que se tornou parte do dia a dia dos italianos.

     Os outros capítulos do livro revelam uma escolha jornalística que, longe de querer ser completa, apresentam um resumo visual variado do ano que está para terminar. São dedicados à Primavera árabe, com suas esperanças e tragédias que também ocorreram no litoral da Itália; à missão militar italiana no Afeganistão; à nomeação de Mario Draghi à frente do Banco Central Europeu (BCE), à Fiat e sua aventura americana; às praças romanas invadidas por peregrinos de todo o mundo para a beatificação do papa João Paulo II.

     A Itália dos noticiários e das contradições também se reflete nas fotos mais significativas da absolvição de Amanda Knox, nas imagens das pilhas de lixo em Nápoles - uma situação de emergência que ainda não foi resolvida, e nos projetos de restauração do Coliseu e de Pompéia.

     Do livro PHOTOANSA 2011 surge um panorama rico e complexo que, mais uma vez, os fotógrafos da agência tentaram representar de acordo com o estilo da ANSA: respeitar a realidade sem forçar retóricas e sem excessos. Um estilo que serviu e serve a todos os meios de comunicação italianos.

     A apresentação do livro, patrocinado pelo presidente do Senado, aconteceu ontem dia 12 no salão Zuccari do Palácio Giustiniani.

www.italianos.it

Nenhum comentário: