sábado, 28 de janeiro de 2012

Amedeo Modigliani: Imagens de uma Vida - Museu de Belas Artes

A exposição propõe uma revisitação do homem e do artista através da complexidade das suas experiências, principalmente aquelas mais secretas e íntimas, reveladas através das imagens que enriqueceram sua vida: os lugares frequentados, a família, os estudos, as modelos e os bistrôs de Paris. 

De Livorno a Veneza, de Florença a Paris, pontuando com imagens salientes os percursos, os encontros e as personalidades artísticas que têm definido a história da arte e das vanguardas do século em um cruzamento de experiências européias. As obras, dentro de espaços de primeira importância em cada cidade tocada pelo evento, definirão o percurso artístico e cultural, desde as primeiras experiências toscanas, onde os amigos italianos de Modigliani serão colocados em relação com suas experiências juvenis, até as da capital européia da arte do Século XX, Paris. 

"O modernismo europeu e suas escolas influenciaram irreversivelmente o movimento modernista internacional no início do séc. XX e foi um dos principais responsáveis pela concepção e prática de linguagens e leituras estéticas de nossa realidade diversificada. Contribuiu assim para a emancipação e autonomia de expressão e representação artísticas brasileiras. 

Um dos maiores artistas daquele início de século, o italiano Modigliani, com suas figuras longilíneas, fortemente marcadas pela descoberta revolucionária da escultura africana, mesmo não sendo frequentemente lembrado como influenciador de nossa arte, deixou marcas claras na arte moderna brasileira, tanto na forma quanto na cor, transformando-se, indiretamente, em referência para nossa pintura. 

Trazer a exposição de Modigliani ao Brasil (formada por 230 peças, incluindo pinturas e esculturas, correspondências com Picasso, André Derain, Max Jacobs, manuscritos, diários, fotos e um vídeo), em parceria com a Embaixada da Itália, o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro e o Modigliani Institut Archives Legalés Paris-Roma, compreende retomar o circuito de exposições internacionais do Museu Nacional de Belas Artes e nos reaproximar com a visualidade e a tradição artísticas italianas, presentes, com intensidade e afetividade em nossa arte, desde a origem até os dias de hoje, com nossa atual produção artística contemporânea." 

Ana de Hollanda
Ministra do Estado da Cultura 

Informações
Data: quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012 - sábado, 17 de março de 2012
Horários: Ter > Sex: 10h00>18h00; Sab, Dom, Fer: 12h00>17h00
Local: Museu Nacional de Belas Artes - Av. Rio Branco, 199 - Centro
Organizado por: Museu Nacional de Belas Artes e Modigliani Institut Archives Legales Paris - Roma 
Em colaboração com: IIC do Rio de Janeiro


www.camaraitaliana.com.br

Nenhum comentário: