Roma - Da colaboração entre quatro Ministérios, regiões, municípios e o terceiro setor surgiu o Portal da Integração (Integração dos Migrantes), dirigido em primeiro lugar aos migrantes, mas também aos operadores do setor e às empresas.
O novo portal foi apresentado ontem (17) no Ministério do Trabalho e das Políticas Sociais pela assessora Maria Cecilia Guerra e pelo diretor-geral da Imigração do citado Ministério, Natale Forlani.
"O portal é o resultado de um longo período de gestação e o seu objetivo primordial é fornecer informações úteis para os migrantes e as pessoas que trabalham no setor. O projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu para a Integração dos cidadãos de terceiros Países e tem o apoio das agências técnicas Isfol e Italia Lavoro. A coordenação é do Ministério do Trabalho e das Políticas Sociais, em colaboração com os Ministérios do Interior, Educação e Integração", explicou Guerra.
O portal, que já está online, oferece um mapa dos serviços para a integração oferecidos em todo o país, tanto ao nível público como no privado, com o objetivo de facilitar o acesso aos cidadãos estrangeiros, afirmou Forlani. "Ele está em italiano, mas algumas seções são multilíngues. A partir de ontem (17), dá acesso a informações sobre cerca de 8 mil serviços, oferecidos por uma rede de 900 associações e organizações",acrescentou.
Além dos serviços, o novo site destaca as inovações mais importantes em termos de legislação, iniciativas institucionais e atividades ao nível internacional, nacional, regional e local.
Para enriquecer a seção da documentação, também há seis organizações de pesquisa que realizam estudos específicos sobre a integração. Outra novidade é que será possível aprender online a língua italiana.
Nos próximos meses, os municípios devem fornecer o mapeamento das intervenções feitas na área de integração social em toda a península, e, a partir de fevereiro, o site ganhará um serviço telefônico prestado pela Formez que, mediante um número gratuito, dará informações em vários idiomas.
www.ansa.it/www.italianos.it














Nenhum comentário:
Postar um comentário