Roma - Dois em cada cinco italianos, entre aqueles que querem se manter em forma regularmente, preferem treinar em casa ou no escritório, sem as limitações de tempo ou a obrigação de partilhar o espaço com estranhos, impostas pelas academias tradicionais. Outra vantagem do treinamento em casa é que você não precisa carregar mochilas pesadas, especialmente agora que é preciso voltar em forma depois das festas de fim de ano. Desde 2010 essa tendência de fugir das academias está em alta e registrou uma queda de 25% das inscrições em centros desportivos. Em parte porque já não há a exigência de muito espaço, com os equipamentos cada vez mais compactos, tecnológicos e versáteis, além de atraentes inclusive de um ponto de vista decorativo. Os treinamentos podem ocorrer assistindo à televisão, por exemplo com o uso de bolas grandes, leves e coloridas, usadas para o alongamento e a prática do pilates. A bicicleta ergométrica, só para citar um equipamento antigo e doméstico, também evoluiu, pesa pouco e se conecta à web enquanto você pedala.
Com tantos equipamentos disponíveis no mercado é fácil montar a própria academia em casa, e não só a física como a virtual. Uma dessas novidades é o Your Shape: Fitness Evolved 2012 (realizado por Ubisoft) que já tem 30 milhões de adeptos na Europa, que usufurem das 90 horas de exercícios com instrutor na tela do computador ou da televisão.
Os especialistas lembram algumas regras importantes para um bom treino em casa. A frequência ideal dos exercícios é três vezes por semana, com duração entre 20 e 60 minutos, mantendo em mente que a musculação (exercícios com pesos) deve ser precedida por 10-15 minutos de aquecimento e alongamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário