Uma coleção de livros antigos preciosos da biblioteca universitária norueguesa Gunnerus se torna 'virtual' e tridimensional, graças a pesquisadores do Instituto Tecip (Tecnologias da Comunicação, Informação e Percepção) da Scuola Superiore Sant'Anna de Pisa, e graças ao projeto Mubil para o uso de novas tecnologias como ferramenta de difusão cultural.
Está só começando a colaboração entre os pesquisadores de robótica do Instituto Tecip, em particular do Laboratório Percro, e a Biblioteca Gunnerus de Trondheim, da Universidade norueguesa de Ciência e Tecnologia, para a experimentação de novas ferramentas educacionais para a apreciação de livros históricos usando as tecnologias de visualização tridimensional interativa e da realidade aumentada.
A Biblioteca Gunnerus possui uma coleção impressionante de livros antigos já digitalizados, para permitir a consultação de obras de difícil acesso ao público. Sobre estes se desenvolverá o projeto Mubil, dividido em duas fases. A primeira envolve a realização de uma aplicação digital storytelling, para a narração de uma coleção de imagens selecionadas dos livros. As imagens ganharão vida com animações em 3D para contar a história que descrevem. Elementos das imagens se tornarão interativos para permitir que os usuários aprofundem a compreensão de todo o contexto.
A segunda fase prevê a construção de um laboratório tridimensional dentro da biblioteca, que permitirá que estudantes e visitantes vivenciem experiências virtuais.
O laboratório vai permitir três níveis de conhecimento: o primeiro de exploração de objetos e instrumentos presentes no museu mediante filmes multimídia, o segundo de interação com uma aplicação específica, e finalmente um terceiro nível "ativo" em que o sujeito compartilha sua experiência para aumentar o conhecimento comum.
www.italianos.it
Nenhum comentário:
Postar um comentário