quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Casa de Enrico Caruso se transforma em museu




Lastra a Signa (Florença) Enrico Caruso, um dos mitos da lírica mundial, viveu até o fim de seus dias em sua casa em Lastra a Signa, nas colinas às portas de Florença, embora a tenha escolhido para viver sua história de amor com a cantora Ada Giachetti, que acabou fugindo com o motorista.

     A casa do tenor, agora convertida no Museu Enrico Caruso, é a primeira e única instalação dedicada integralmente à grande voz nascida em 25 de fevereiro de 1873, que abarca dois séculos e dois mundos.

     A residência de Villa Bellosguardo, comprada pelo tenor em 1906, guarda milhares de lembranças, incluindo fotos, cartas, objetos pessoais e figurinos doados pelo Centro de Estudos Carusianos de Milão.

     Também é possível fazer um percurso interativo, que oferece a oportunidade de ouvir Caruso e visualizar, em telas táteis, os lugares do mundo onde o tenor napolitano passou com suas inúmeras turnês.

     Durante a inauguração, que coincide com o aniversário do nascimento do cantor, chegou dos Estados Unidos um pacote com discos raros de Caruso, doados ao novo museu por um colecionador de Nova York. 

     A restauração do complexo, constituído por dois edifícios principais interligados por um jardim italiano e um parque monumental, custou € 2 milhões.

     No "andar nobre" da residência, onde se situa o quarto original, estão agora os milhares de itens e objetos doados pelo Centro milanês de Estudos Carusianos.

     Entre as raridades há alguns desenhos feitos por Caruso, que também era um excelente caricaturista, e o famoso figurino que usou em "I Pagliacci", com o qual foi imortalizado várias vezes, assim como partituras e discos.

      Na verdade, o tenor foi um dos primeiros a apostar na importância desse veículo, e gravou interpretações líricas e canções escritas expressamente para ele.

     Em uma das salas do museu se preservam vários gramofones, incluindo aquele em que Fitzcarraldo, no filme de Werner Herzog, espalha pela selva amazônica o canto de Caruso.

     Desde a abertura do novo museu, a pequena cidade toscana decidiu colocar uma sinalização que a identifica como a "Cidade Sonora - Cidade de Enrico Caruso". 

www.ansa.it/www.italianos.it
 

Nenhum comentário: