Do Jornal da Globo -O mundo das artes foi sacudido nesta quarta-feira (1º) pela confirmação de que um quadro descoberto por acaso em Madri é uma cópia feita ao mesmo tempo em que Leonardo da Vinci pintava a Mona Lisa.
A Mona Lisa -- La Gioconda -- não é só o retrato mais famoso do mundo. É o sorriso mais enigmático também. Teria sido o sorriso de Lisa Gherardini, esposa de um rico comerciante de Florença no auge da Renascença italiana.
Igualmente intrigante ao longo dos séculos foi estudar a técnica de pintura do grande mestre Leonardo da Vinci, que o quadro descoberto por acaso no célebre Museu do Prado, em Madri, provavelmente vai ajudar a entender.
Foram pintadas muitas cópias da Mona Lisa desde o século XVI, mas a do Prado, ao que tudo indica, foi pintada ao mesmo tempo, em paralelo ao trabalho de da Vinci. Não é uma simples cópia: é um trabalho pintado à medida que da Vinci se dedicava à Mona Lisa original.
A cópia foi, provavelmente, executada por um de seus alunos mais destacados, Andrea Salai, que se tornaria um dos amantes do mestre. A direção do Prado planeja agora emprestar a segunda Mona Lisa ao Louvre, em Paris, para que as duas obras possam ser vistas lado a lado.
A cópia sugere uma figura feminina mais jovem do que a retratada no original. Qual sorriso é o mais enigmático?
Nenhum comentário:
Postar um comentário