segunda-feira, 19 de março de 2012

Fritelli di San Giuseppe

Hoje, 19 de março, é o dia de São José, o carpinteiro, marido de Maria e pai de Jesus Cristo e por isso o patrono da família. Nesta data comemoramos a festa de São José (San Giuseppe) tanto aqui no Brasil, quanto lá na Itália, com a diferença de que lá é também o dia dos pais (festa del papà) enquanto aqui no Brasil, os pais são festejados só em agosto e sem nenhuma ligação com o santo.

Como é de praxe, tanto lá como cá, os pais são homenageados e presenteados por seus filhos. Em toda a Itália é tradição presentear os “babbi” com doces que variam conforme a região. Na região de Nápoles usa-se o “Zeppole di San Giuseppe”, que são rosquinhas recheadas de creme. Na região sul temos o "Biscotti per il papà”, e em Roma o “Sfinci di San Giuseppe”, uma espécie de donuts.

Mas é na Toscana que, nesta data, cultivam a tradição dos “FRITELLE DI SAN GIUSEPPE”. A receita que dizem trazer sorte e fortuna para todos. Um bolinho de arroz delicioso, que além de ser uma verdadeira iguaria é simples de fazer,


 http://setelagoas.com.br
 

Nenhum comentário: