quinta-feira, 29 de março de 2012

Navegador web permite conhecer os lugares de Leonardo

  "Leonardo Around" - Youtube

Roma - Um novo "browser virtual" permite percorrer a Milão de Leonardo da Vinci, ligando o nome do artista a dezenas de lugares e museus, a partir da rede de canais navegáveis até a Basílica de Santa Maria das Graças, onde se exibe sua magistral, embora deteriorada, Última Ceia.

     Trata-se de um aplicativo para iPhone e iPad realizado pelo Museu de Ciência e Tecnologia, juntamente com a Fundação IBM Itália.

    
 "Leonardo Around" pode ser baixado gratuitamente a partir da AppStore: graças a um pequeno programa, os usuários podem carregar no bolso mapas, passeios temáticos, atrações, fichas de aprofundamento e vídeos.

     A cidade se torna um museu e o museu se torna a cidade: "O aplicativo promove um jogo de interação contínuo com a cidade, aproveitando os canais digitais móveis", disse Fiorenzo Galli, diretor executivo do Museu de Ciência e Tecnologia.

     "O nome de Leonardo, símbolo da continuidade entre cultura artística e científico-tecnológica, nos acompanha desde sempre e, com este projeto, damos seguimento ao nosso trabalho de estudo, interpretação e divulgação de sua figura e sua obra", disse ele.

     O aplicativo é capaz de se adaptar à idade ou ao tempo que o usuário tem à disposição, e está disponível em inglês para navegar em vários pontos de Milão. Isso é possível "configurando a cidade como um cenário geográfico onde Leonardo realizou fisicamente boa parte de seu trabalho. Um passeio georreferenciado, enriquecido com conteúdo multimídia e insights sobre o Museu, que é o eixo de toda a história".

     Entre os locais mapeados pelo "browser" há alguns bem conhecidos como o Cenáculo e Santa Maria delle Grazie, mas também a Biblioteca Ambrosiana, o Castelo Sforzesco, a Casa degli Antellani, a Conchetta del Naviglio Pavese, a Pinacoteca de Brera e a Sacristia Bramante.

     O aplicativo também torna acessível o Código Atlântico, a maior coleção no mundo de desenhos de Leonardo, em um abraço entre cultura e tecnologia que é justamente a "marca de fábrica" do gênio da Vinci. 

www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: