quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bocca della Veritá

Entre a Isola Tibertina e a Piazza Venezia em Roma, encontramos a Igreja Santa Maria in Cosmedin, a Piazza della Bocca della Verità, onde encontramos uma enorme máscara que possui um diametro de quase dois metros na qual podemos provar a nossa honestidade, colocando a mão dentro da boca da máscara. 
A lenda diz que os sinceros podem colocar a mão dentro da máscara sem correr nenhum tipo de risco, mas os mentirosos e desonestos são punidos e não conseguem retirarem a mão intacta de dentro da boca da verdade.
Essa lenda que é da época medieval, nos conta que realmente alguns acusados tiveram que utilizarem a boca da verdade  na presença de alguns juizes para poderem comprovarem a sua inocência ou a sua culpa.
Alguns maliciosos da época diziam que realmente a máscara não possuia nenhum tipo de poder sobrenatural e que atras da parede forrada se escondia um soldato armado com uma espada afiada que claro, agiam de acordo com a vontade dos juizes.
A lenda nos conta a história de uma nobre dama que foi acusada adultério, e è claro que a levaram para ser julgada pela boca da verdade.
Enquanto a mulher se aproximava da máscara da Boca da Verdade, um jovem foi ao seu encontro e a beijou apaixonadamente. Enquanto as pessoas que estavam presentes reagiram desdenhosamente, o jovem rapaz se justificou dizendo simplesmente que foi invadido pela caridade cristã e que não resistindo havia feito um gesto de amor e compreensão a uma nobre dama que com certeza era inocente.
A dama então prosseguiu o seu caminho e colocou a mão na fissura e declarou solennemente que nenhum homem jamais a teria tocado, com exceção do seu marido e daquele  jovem que a teria beijado momentos antes.
A Boca da Verdade, não lhe arrancou a mão e assim a nobre dama foi declarada inocente. E assim, a esperteza da Dama superou os poderes da Boca da Verdade, sendo que o jovem caridoso, era em realidade, o seu amante....


Extraído de   http://www.noticiasdabota.com

Nenhum comentário: