Por Nicoletta Castagni - Roma - Também os Musei Capitolini chegam ao Art Project, a plataforma Google totalmente dedicada ao mundo da arte. Como a Galleria degli Uffizi (de Florença), que está nesse projeto desde o início, há mais de um ano, é o segundo museu italiano (o primeiro romano) a aceitar o desafio digital na rede.
Apresentada ontem (3) à imprensa pelo superintendente dos Bens Culturais de Roma Capital, Umberto Broccoli, e pelo assessor das Políticas Culturais Dino Gasperini, a iniciativa disponibiliza na internet parte do acervo dos museus e permite visitar virtualmente suas salas, aprofundar o conhecimento individual das obras, além de analisar a beleza e a técnica que nem ao vivo é possível fazer, como no caso da Annunciazione del Garofalo, cuja imagem em altíssima resolução (Gigapixel, ou seja, da ordem de bilhões, quando aquela das câmaras fotográficas é de poucos milhões) torna possível descobrir a textura dos tecidos das roupas ou o toque da pincelada.
Além disso "os Museus Capitolinos não temem a comparação com ninguém, nem mesmo com o mundo digital", comentou Gasperini. "Na verdade, reiterou Broccoli, uma ferramenta como o Art Project não pode substituir nem superar a emoção de uma visita realizada pessoalmente, mas pode ter uma função de integração e estímulo. Basta pensar que uma pessoa de Auckland (Nova Zelândia) pode apreciar obras-primas como Orazi e Curiazi, o Spinario ou a Pinacoteca e, por conta disso, decide fazer uma viagem a Roma".
"Espero que com esse serviço os Museus Capitolinos estejam entre os mais clicados na rede", acrescentou Gasperini.
Tal como acontece com as demais instituições da plataforma Art Project, explicou Aldo Spivach, gerente de parcerias estratégicas do Google, "do museu romano pode visitar-se um primeiro repertório de obras, admirá-las de ângulos distintos, e escolher o mais interessante para montar uma coleção pessoal de obras-primas, além de assistir a vídeos (quando existirem), como uma documentação complementar".
As obras também podem se compartilhadas nas redes sociais ou entre os apaixonados de arte, e até mesmo abrir uma reunião de vídeo, que permite comentar a pintura ou a escultura ao vivo com outras pessoas, por exemplo para preparar um exame ou aprofundar a análise crítica.
A visão em Street View também permite se movimentar de uma sala a outra para o clássico passeio virtual de alta definição, enquanto aquela em Gigapixel por enquanto é uma exclusividade da Annunciazione del Garofalo, uma das pinturas do século XVI mais importantes da Pinacoteca, que no site do Google está ao lado de outras 45 obras-primas. Aquela selecionada pelos Uffizi é o 'Nascimento de Vênus' de Sandro Botticelli.
www.italianos.it
Nenhum comentário:
Postar um comentário