Milão e Nápoles vão se desafiar 'ao som de papelão'. A partir de 1º de maio as duas cidades começam as Cartoniadi (do italiano 'cartone', que significa papelão. Então uma tradução possível seria Papeloníada), o campeonato da coleta diferenciada de papel e papelão promovido em várias regiões da Itália por Comieco, o Consórcio Nacional de Recuperação e Reciclagem de Embalagens à base de Celulose.
De um lado os distritos de Milão, e de outro aqueles de Nápoles, são convidados a coletar no mês da competição a maior quantidade possível de papel e papelão para conquistar o título de Campeão da Reciclagem.
Para Carlo Moltalbetti, diretor geral de Comieco, "a 'Papeloníada', no mês da disputa, incentiva nos cidadãos um aumento médio da coleta de papel e papelão de 30%, um crescimento que gradualmente se consolida entre 15% e 20% a mais".
"Este 'estímulo a agir' se revela mais necessário e útil nas áreas metropolitanas: considerando que em 2010 as sete principais cidades italianas - Roma, Milão, Turim, Nápoles, Palermo, Florença e Genova coletaram juntas 11% do total nacional (362.770 toneladas de papel e papelão sobre um total de 3,1 milhões), confirmando-se como um motor fundamental da coleta diferenciada, também é verdade que, justamente nos centros urbanos existem as maiores margens de melhorias, tanto do ponto de vista das quantidades, como da qualidade da coleta", acrescenta Moltalbetti.
Depois de Milão e Nápoles, a Cartoniadi chega à região Marche (15 de maio a 15 de junho), Abruzzo (1º-30 de junho) e Massa Carrara (1º-30 de Junho), para prosseguir em outros lugares nos meses seguintes. Um campeonato de verdade dedicado à reciclagem e aos comportamentos virtuosos, que, de norte a sul da península, mobilizará todos os cidadãos italianos.
www.italianos.it
Nenhum comentário:
Postar um comentário