quarta-feira, 27 de junho de 2012

"A imigração é positiva para o país", afirma ministra Fornero

Contribuição dos imigrantes acontece na economia, na sociedade e no bem-estar social”
 
“Apesar de não podemos simplesmente abrir as portas [aos imigrantes], porque isso poderia criar problemas, devemos ter uma atitude positiva para com a imigração que, a longo prazo, pode ter efeitos positivos". A afirmação é da ministra da Previdência Social, Elsa Fornero, e foi feita durante uma videoconferência com o Instituto Universitário Europeu de Fiesole, em ocasião da abertura do Centro de Política de Migração. ''Temos  que considerar todos os efeitos positivos das migrações, que podem também contribuir para resolver os problemas", disse.

"Os imigrantes são jovens, trabalham e pagam as contribuições. Mas também há outras razões pelas quais os imigrantes podem contribuir para o bem-estar social: eles têm mais filhos, o que contribui para o combate ao fenômeno de envelhecimento da população e, além disso, tem ainda a diversidade, que é um tipo de riqueza da sociedade”, afirmou a ministra.

Fornero disse ainda que “os filhos de imigrantes trazem efeitos positivos para as escolas”.  Desta forma, “a contribuição dos imigrantes pode ser econômica, social e também para o sistema previdenciário”, disse.

A ministra acrescentou também que “apesar de estarmos em profunda recessão e não haver muitos recursos, devemos usar o que temos para fortalecer a integração''.  Fornero ressaltou a importância do lançameto do Centro de Política de Migração. “Precisamos de investigação científica, dados e análises certas para que as nossas políticas sejam mais eficazes”, concluiu.

www.agoranoticias.net

2 comentários:

play-doh disse...

oi, achei muito importante essa reportagem e gostaria de saber se voce tem mais informações sobre imigração para a italia, tenho cidadania italiana e estou pensando em me mudar pra la, mas não tenho muita informação, tenho procurado na internet sem muito sucesso. Sou casada e tenho 3 filhos pequenos, sera que posso receber alguma ajuda do governo no processo imigratorio? estou a procura de informações sobre mercado de trabalho, tenho curso superior em psicologia e meu marido trabalha com interior design e artes de um modo geral, como são as escolas pra crianças, como posso fazer um mestrado la, moradia etc... qualquer informação sera muito bem vinda obrigada.

play-doh disse...

ola, achei muito importate essa noticia.
estou a procura de informações sobre como posso imigrar para a Italia. Tenho cidadania Italiana e estou pensando seriamente em me mudar pra la. Gostaria de saber como e o sistema escolar, pois tenho 3 filhos pequenos. Como e o campo de trabalho, tenho curso superior e meu marido trabalha com artes. qualquer informação e muito bem vinda. obrigada