terça-feira, 24 de julho de 2012

32° Noite Italiana

clique para ampliar

A Noite Italiana é um retrato de família. A intenção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Antônio Prado é sem dúvida reproduzir, da forma mais fiel possível, os costumes dos Imigrantes Italianos que chegaram à região há mais de 130 anos. Em sua maioria vinda do Norte da Itália, buscavam terras férteis e riqueza abundante. Depararam-se, com pobreza e falta de recurso. Não desanimaram. Arregaçaram as mangas. Trabalharam. A cada conquista, uma comemoração. Comiam, dançavam, cantavam e degustavam vinhos. A Noite Italiana é isso, uma farta comemoração.

Foi no histórico ano de 1980 que dois casais, Armindo e Nilva Beltrame e Saturnino e Gema Anghinoni, conceberam juntos a semente daquela que é hoje uma das mais importantes festas típicas realizadas no Rio Grande do Sul. Tudo surgiu em uma Convenção Nacional da CDL na capital gaúcha, os dois casais foram surpreendidos pela forma como foi servido o coquetel no encerramento do evento: “várias barricas de vinhos, sobre elas, bandejas contendo comida típica italiana, foi um sucesso e ficamos com aquilo na cabeça” relata seu Armindo. Na volta reuniram os membros da CDL e propuseram a criação da Noite Italiana. Era dado o pontapé inicial para uma história de sucesso. “A gente teve que começar do zero. Tanto é que, para a primeira edição distribuímos convites de graça a fim de garantir que houvesse público” destacavam Dona Gema e seu Saturnino (hoje falecidos). 

Armindo e Nilva lembram que no início eram servidos apenas polenta, queijo, copa, salame e vinho, depois é que surgiram o galeto, o pepino e a diversidade de vinhos.Nos meses que antecedem ao evento, centenas de colaboradores da CDL agregam ao seu dia-a-dia as mais diversas atividades com o intuito de fazer da festa momentos de confraternização e alegria. É o espírito comunitário se manifestando com toda a intensidade.

As comunidades do interior se mobilizam para mostrar aos turistas as cascatas, as pontes, os belvederes, os moinhos e as adegas com os excelentes vinhos da serra gaúcha. Os comerciantes enfeitam vitrinas. O setor hoteleiro prepara-se para receber mais hóspedes. Os artesãos exibem seus produtos. A hospitalidade é estampada nos olhos e no abraço dos cidadãos pradenses e a CDL prepara para você uma verdadeira festa na Cidade mais Italiana do Brasil. A Noite Italiana é assim, um momento para ser guardado com carinho, como um retrato de família. Venha comemorar com a gente. Venha para a Noite Italiana.



www.noiteitaliana.com.br

Nenhum comentário: