Crianças que sabem pelo menos duas línguas conseguem resolver cálculos
matemáticos e ser mais criativas que as demais, revela um estudo da
Universidade de Strathclyde, em Glasgow, na Escócia.
A pesquisa foi feita com 121 alunos escoceses e italianos do ensino
fundamental que dominavam inglês ou italiano – 62 deles também conheciam
o idioma gaélico (falado no Reino Unido) ou sardo (língua românica da
ilha italiana de Sardenha).
Os voluntários bilíngues, em média com 9 anos de idade, completaram as
tarefas com mais sucesso, e os que conheciam gaélico foram ainda
melhores que os falantes de sardo.
As habilidades para alternar os idiomas também poderiam servir para a agilidade em outros tipos de raciocínio, segundo os autores.
As crianças que sabiam gaélico tinham uma formação melhor porque
aprendiam a língua e a literatura da região no ensino formal do colégio.
Já os falantes de sardo vinham de uma antiga tradição oral, sem
padronizações.
De acordo com o professor Lauchlan Fraser, que liderou o estudo, o
bilinguismo é visto como benéfico na infância, tanto para o vocabulário
quanto para a compreensão das ideias. Além disso, a atenção seletiva –
foco em uma informação importante – também é beneficiada.
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