Contar
as tradições culinárias da cidade é um desafio, diante da variedade e
das tradições muito antigas. O peixe, que reina soberano, é a base de
muitos pratos típicos, da sopa de frutos do mar ("la ghiotta") aos bifes
à "matalotta".
Muito famosos são também os "cavati alla siracusana" (macarrão fresco com molho de carne de porco), macarrão frito, espaguete com anchovas e miolo de pão, coelho "alla stemperata" com alcaparras, azeitonas brancas, tomates e aipo, e a linguiça processada com erva-doce.
Quem visita Siracusa não pode deixar de provar a "mpanata", uma espécie de pizza fechada com vários recheios (batatas, ricota, espinafre, tomate, linguiça, etc.), mas também o "pizzolo", um grande ravióli frito com anchovas e queijo. Na lista também não podem faltar as "crespelle" (doce típico de novembro, com arroz e mel) e as "zeppole" com anchovas, nutella ou ricota.
Muitíssimo populares são a "cassata siracusana" (que é diferente da palermitana) e os "Occhi di Santa Lucia", uma massa de amêndoa que tem no centro uma cereja ou um pedaço de geleia de marmelo.
Os pratos invernais também são muito variados, a começar pelo "Cassatedde i Pasqua", uma espécie de torta com canela, ricota e gema que, como o nome diz, é um doce de Páscoa; mas também o "Panareddu cu l'ovu", um cestinho de massa podre recheado com um ovo duro.
Já no Natal se come a "Giuggiulena", um torrone com gergelim, e em novembro os "Ossa dei Morti", que são biscoitos alongados.
É simplesmente imprescindível visitar o mercado principal de Siracusa, em Ortigia (em Via Emanuele De Benedictis e arredores), ou o mercatino de Via Giarre (no moderno bairro de Santa Panagia), e a feira das quartas-feiras na praça Marcello Sgarlata (no bairro Bosco Minniti).
www.italianos.it
Nenhum comentário:
Postar um comentário