segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Tributo a Pavarotti em Havana


Havana - Por Francisco Forteza  - O grande tenor italiano Luciano Pavarotti terá sua homenagem em Cuba, país no qual queria muito cantar, de acordo com o único artista cubano que atuou ao seu lado no cenário internacional.

      "Pavarotti era um deus da humildade e generosidade, com uma grande voz", disse Augusto Enriquez, que revelou que o desejo de Pavarotti de ter "uma aventura artística" neste país do Caribe foi frustrado por motivos alheios à vontade do artista.


      Ele não pôde repetir o que fez outro tenor italiano mundialmente famoso, o napolitano Enrico Caruso, que se apresentou em Cuba em 1920. De acordo com dados históricos, atuou no Grande Teatro de Havana com canções cubanas em seu repertório, que inseriu em suas apresentações dedicadas às óperas Carmen e Aida.


      Enriquez, que foi cantor de um grupo nacional de música popular, o Moncada, e atualmente é um solista que se apresentou em toda a Europa, fez um dueto com o tenor de Modena para representar Cuba no concerto Pavarotti & Friends (2002), no Palácio de Novi Sad, nessa cidade italiana onde o tenor nasceu e morreu. 


      No espetáculo do próximo dia 20 no Teatro Nacional de Havana, concebido para homenagear o artista no quinto aniversário de sua morte, Enriquez anunciou, enigmático, que interpretará Guitarra Romana "junto com Pavarotti".


      O principal organizador é o também tenor italiano Dario Balzanelli, que foi aluno e amigo de Pavarotti. Entre os seus convidados estão dois jovens tenores cubanos, Ramón Centeno e Saeed Mohamed Valdés, e intérpretes renomados como o pianista Frank Fernández, o roqueiro David Blanco e o cantor de música popular Pedrito Calvo.*


      O compositor Enrique Núñez fez uma música intitulada Luciano, que será cantada por Balzanelli pela primeira vez em Cuba. "Quero enfrentar com a minha voz de tenor a música cubana. Quero fazer um CD com todos os grandes boleros", especificou Balzanelli, que formou família em Cuba.


      Entre as peças, muito variadas, anunciadas para a homenagem estão Caruso, Va Pensiero da ópera Nabucco de Giuseppe Verdi, Miserere, Volare, o 'zapateo' cubano, Granada, uma antiga canção italiana dos anos 50, My way, que ficou famosa na voz de Frank Sinatra, e a Ave Maria.


      A homenagem é patrocinada pelo Ministério cubano da Cultura e a Embaixada da Itália, que no ano passado participaram da exposição em Havana de Narciso, uma pintura do pintor italiano Caravaggio


www.ansa.it/www.italianos.it
imagem arquivo virtual Google
 

Nenhum comentário: