sexta-feira, 5 de outubro de 2012

“É inadmissível que um jovem nascido na Itália não seja italiano”, diz Bersani


altObrigar um cidadão de 14 anos a registrar as impressões digitais junto ao Comissariado de Polícia é uma vergonha para o país, afirma o líder do PD

“É inadmissível, humilhante para uma país civilizado com a Itália o fato de existirem jovens nascidos aqui, ou que tenham chegado ao país com três, quatro anos de idade, que frequentam as nossas escolas e não tenham a cidadania italiana, não tenham pátria”. A afirmação é Pier Luigi Bersani, secretário do Partido Democrático, e foi feita durante um debate organizado pelo site Youdem e transmitido pela internet.

“Na minha opinião estes jovens são italianos”, disse. Bersani classificou ainda como vergonhoso o procedimento com o qual os jovens filhos de imigrantes adquirem o documento de residência no país. “Na minha opinião estes jovens são italianos. É intolerável que um cidadão de 14 anos tenha que registrar as impressões digitais junto ao Comissariado de Polícia. É uma vergonha. Digo a todos os italianos: é uma verdadeira vergonha para nós”.

“Acredito  que tenhamos que começar daqui. A Itália deve decidir se pretende ou não estar em um contexto onde se respira modernidade, onde se é italiano mesmo sem ter a mesma cor de pele. Se depender de mim, o caminho será esse”, disse o líder do PD.


www.agoranoticias.net

Nenhum comentário: