quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Premio ao Palazzo Lombardia

Milão - O Palazzo Lombardia, sede da Região homônima inaugurado há um ano e meio, foi nomeado o melhor arranha-céus da Europa pelo Conselho em Edifícios Altos e Habitat Urbano. É a primeira vez desde que o Conselho foi criado em 1969, que o vencedor é um prédio italiano.

      Agora o citado Palazzo - projetado por Pei, Cobb Freed & Partners - está na corrida como o mais belo prédio alto do mundo. O veredito deve ser dado ainda hoje (18) em Chicago, mas enquanto isso a Região celebra o reconhecimento europeu com uma lectio magistralis de Gillo Dorfles e Italo Rota 'moderada' pelo governador Roberto Formigoni no 39º andar do edifício.

       "Ao se concentrar no centro - disse Dorfles - Milão acabou perdendo a consciência das periferias. Este prédio e outros que estão surgindo a transformam em uma cidade, e não em um povoado ambrosiano. Agora Milão precisará de um museu de arte contemporânea", observou.

      São três os elementos que acabaram conferindo o prêmio ao Palazzo Lombardia: inovação, design e sustentabilidade. 

      "Esperamos que isso sirva de estímulo para que equipes italianas façam arquitetura", comentou Rota.
      Já Formigoni lembrou que este é o primeiro edifício de uma entidade pública construído em Milão desde o século XV, quando foi erguido o Castelo Sforzesco. Ele também lembrou o empenho, o trabalho feito em tempo recorde (24 meses) e os espaços públicos. "Este é um dos muitos legados do qual me orgulho", afirmou. 


www.ansa.it/www,.italianos.it
imagem arquivo virtual Google

Nenhum comentário: