quinta-feira, 8 de novembro de 2012

"Faltará água na Itália", revela climatologista

Florença - Seca e desperdício de recursos hídricos são problemas iminentes para a Itália com as mudanças no clima, destaca o climatologista Vincenzo Ferrara, do Ministério do Meio Ambiente, no discurso do dia 6 p.p, em Florença na Federutility, dedicada a emergências hídricas e instabilidades hidrogeológicas.

      ''Ao nível global, uma das áreas sujeitas à diminuição dos recursos hídricos, devido à mudança climática em curso, é a mediterrânea que, contemporaneamente, é onde há o maior consumo de água", observou Ferrara.

      "O ponto crítico para a Itália é a escassa disponibilidade de água, que vai faltar, posto que, em termos de consumo, somos o segundo país no mundo que mais desperdiça esse líquido precioso, logo atrás dos Estados Unidos. Utilizamos muito mal a água, em um contexto em que ela começa a diminuir'', frisa.

      Para o especialista ''devemos racionalizar as redes hídricas, tornando-as 'inteligentes' e comandadas por sensores, informática, eletrônica, temos também os satélites e as previsões meteorológicas". "As bacias hidrográficas, que ainda devem ser feitas, devem ser interligadas para permitir que o sistema inteligente leve a água para as regiões onde ela falta". 


www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: