sábado, 8 de dezembro de 2012

Berlusconi anuncia candidatura na Itália

Do G1, com agências internacionais

O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi anunciou neste sábado (8) que vai tentar voltar ao poder nas eleições do próximo ano.

"Estou tristemente voltando ao serviço público", disse a jornalistas durante um treino do Milan, seu time, transmitido pelo seu canal de notícias TGCOM24. "E de novo faço isso pelo senso de responsabilidade."

"Vim para ganhar", acrescentou.

A possibilidade de candidatura de Berlusconi era crescente, desde que seu partido, o PDL, retirou na quarta-feira o apoio ao governo de Mario Monti, provocando uma crise política.

Berlusconi disse que, apesar da retirada do apoio, o PDL deve votar pela aprovação do orçamento do país para 2013.

O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi chega ao treino do Milan neste sábado (8) em Milanello (Foto: AFP) 
O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi chega ao treino do Milan neste sábado (8) em Milanello (Foto: AFP)
 
O magnata do setor de mídia, de 76 anos, renunciou como primeiro-ministro em 2011 quando a Itália oscilava à beira da crise da dívida grega e foi perseguido por um escândalo sexual que incluía alegações de que estava envolvido com uma prostituta menor de idade, no chamado caso Ruby.

Berlusconi mudou de ideia várias vezes nos últimos meses sobre se iria concorrer às eleições, mas deixou escapar na quarta-feira que estava prestes a voltar ao centro das atenções.

O presidente Giorgio Napolitano pediu ao ex-comissário europeu Mario Monti para formar um governo de tecnocratas depois que Berlusconi deixou o cargo, com o apoio de uma coalizão de direita-esquerda que incluía o PDL.

Monti impôs medidas de austeridade para deixar os custos de empréstimos sob controle.

Mas os impostos mais altos pesaram sobre os gastos dos consumidores e aprofundaram a recessão que começou no segundo semestre do ano passado.

Nenhum comentário: