quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Cresce número de imigrantes donos de hóteis e bares na Itália

alt 

Cerca de 25% dos estabelecimentos do setor na Lombardia são administrados por estrangeiros

O número de estrangeiros titulares de empresas no setor de hóteis, bares e restaurantes na Itália amentou nos últimos anos. Conforme um estudo da associação  Anmil, feito com base nos dados do Istat, cerca de 270 mil estrangeiros trabalham na área, o que representa um terço do total. Os chineses constituema a maioria dos imigrantes que atuam na restauração. Os dados da pesquisa mostram ainda que a maioria dos imigrantes que exercem esta atividades é formada por mulheres (60%).

Na Lombardia cerca de 25% dos hotéis ou bares são administrados por cidadãos estrangeiros, enquanto no Lázio o percentual é  de 12%, e noVeneto 8%.

Mesmo com a crise econômica que atinge o país, os setor de hotéis, bares e restaurants movimenta o equivalente a 10% do PIB italiano e emprega mais de 2 milhões de pessoas, com  800 mil empregos diretos e os demais em atividades relacionadas. O número de estabelecimentos comerciais deste tipo em toda a Itália é de cerca de 300 mil, dos quais 50% estão localizadas no norte do país, 22% no centro e 28% nos sul e nas ilhas.

www.agoranoticias.net

Nenhum comentário: