sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

JMJ Rio2013 vai ter exposição de obras-primas do Vaticano




"Nas Pegadas do Senhor” - esse é o nome da exposição de obras-primas do Vaticano e dos Museus Italianos, pela primeira vez no Brasil, que fará parte das atividades culturais promovidas pela Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A mostra de arte religiosa é, segundo especialistas, a mais importante já realizada na América Latina.

De 11 de Junho a 15 de setembro a mostra oficial do Vaticano erá sediada pelo Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. O lema da JMJ Rio2013 “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” foi levado em consideração na montagem do itinerário, que foi divido em quatro seções.

A primeira delas é “Cristo: via de Salvação”, onde serão apresentadas obras com os temas Face de Cristo, Paixão de Cristo, Ressurreição e Incredulidade de Tomé. Alguns temas evangélicos também estarão presentes, como Cristo e a Adúltera e a Parábola do Filho pródigo. Beato Angélico, Melozzo da Forlì, Leonardo da Vinci, Bernini e Correggio são alguns nomes que poderão ser vistos na seção.

Na segunda parte da mostra, “Vocação e Missão dos Apóstolos”, serão expostas obras diretamente ligadas à temática expressa, como o Díptico com Pedro e Paulo, do século III-IV d.C. Assim será também com a terceira seção, onde o visitante verá materiais com temas relacionados à Maria. “Maria, via que conduz a Cristo” terá feitos artísticos do Oriente e Ocidente, de Michelangelo, Pinturicchio, Perugino, Sassoferrato e ícones bizantinos.

Já a última seção, “Os Santos: modelos a imitar”, irá expor pinturas que representam santos conhecidos e uma série de relicários. Entre os artistas encontrados aqui estão Annibale Carracci, Guido Reni e Caravaggio.

Os organizadores do evento acreditam que todos aqueles que visitarem a mostra irão participar de uma “quarta catequese”, feita por pintores e escultores que vivenciaram a história da arte religiosa.

Com o objetivo de acertar detalhes da vinda das peças italianas, uma comitiva composta pelo presidente do Ibram, Jose do Nascimento Junior, o gerente de Atos Culturais da JMJ Rio2013, Gustavo Ribeiro e a diretora do MNBA, Monica Xexeo se reuniram, nesta quarta-feira, 16 de janeiro, com o professor Antonio Paolucci, diretor dos Museus do Vaticano para confirmar e selar a realização da exposição no Brasil. Participaram da reunião o professor Giovanni Morello, curador da mostra, Marcello Bedeschi, presidente da Fundação João Paulo II e Andrea Carignani, responsável pelas mostras dos Museus do Vaticano.

Todos os jovens são convidados a ir à mostra, que em todo o período da Jornada terá horários especiais de visitação.

http://www.rio2013.com

Nenhum comentário: