quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Nápoles concede cidadania honorária a filhos de imigrantes

alt 

“É um importante passo em direção aos direitos civis e constitucionais”, afirma o prefeito de Magistris

A prefeitura de Nápoles passou a conceder, desde ontem, a cidadania honorária aos filhos de imigrantes residentes na cidade. “Trata-se de um importante passo em direção aos direitos civis e constitucionais”, explicou o prefeito Luigi de Magistris, durante a cerimônia de entrega dos primeiros certificados.

A concessão da cidadania honória às segundas gerações de imigrantes havia sido proposta pela vice-presidente da Câmera de vereadores de Nápoles, Elena Coccia, e aprovada por unanimidade em julho do ano passado.

Há poucos dias, a Câmera de vereadores de Nápoles aprovou ainda uma medida que prevê a criação da “Carta dos Direitos e Deveres da Cidadania Municipal”, em respeito ao artigo 3° da Constituição italiana. “É uma decisão importante, porque além da cidadania, existem outros direitos: os imigrantes e os filhos de imigrantes devem ter os mesmos direitos dos italianos no que diz respeito aos serviços da nossa cidade”, afirmou de Magistris.

O prefeito afirmou também que pretende levar ao Parlamento, por meio do “Movimento Arancione”, as medidas adotadas em sua cidade. “De um lado iremos cancelar todas as leis ‘ad personam’, o que não está previsto no programa eleitoral de Mario Monte, nem naquele de Pierluigi Bersani, até porque muitas destas leis foram feitas por eles. Por outro lado, vamos propror muitas leis sobre os direitos civis, a começar pelas uniões civis e pelo princípio  ‘ius soli’ [que garante a nacionalidade do país onde se nasce]”, disse de Magistris.
 
www.agoranoticias.net

Nenhum comentário: