quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

"Little Italy" ameaça desaparecer

Nova York -   A 'Little Italy' corre o risco de desaparecer. O alerta é do New York Daily News, que fala de um rápido processo de "aburguesamento" do bairro que era um pedaço da Itália em Nova York. Até poucos anos atrás, a ameaça eram os chineses, mas hoje é o enriquecimento progressivo da zona sul da Manhattan, que fez os preços dispararem.

      Com isso, desaparecem os tradicionais restaurantes e confeitarias, que atraíam os turistas com o perfume de peixe fresco, das massas caseiras, de frios, queijos ou dos cannoli sicilianos e das sfogliatelle. Em seu lugar, boutiques como 'Brooke Brothers', ou elegantes lofts, cobiçados por celebridades e residentes com renda média-alta.

      De acordo com o último censo, no bairro não há mais um único italiano nascido na Itália. Em 2000, eles somavam 44. 

      "Uma vez, o bairro era tomado por famílias italianas e cada bloco representava uma região diferente", conta uma moradora local.

      Segundo o citado jornal, na última década a população dos residentes que ganham mais de US$ 100 mil por ano aumentou 156%, enquanto a população de brancos cresceu 33%. "Os lofts são vendidos a preços cada vez mais altos e o bairro está se tornando um lugar da moda para se viver", diz um agente imobiliário. 


www.italianos.it
imagem arquivo Google
 

Nenhum comentário: