quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Roma - O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, anulou o encontro marcado para hoje, em Munique, com o chefe do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), Peer Steinbrück, por causa das declarações que ele deu ontem sobre as eleições italianas.
  
"Estou horrorizado com vitória de dois palhaços", disse Steinbrück, referindo-se à vitória eleitoral do ex-comediante Beppe Grillo e do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Sobre o ex-chefe de Governo, o político alemão alegou que "ele é definitivamente um palhaço com um alto nível de testosterona".
  
Napolitano considerou ofensivos os comentários e cancelou o encontro, declarando aos jornalistas que "não existiam mais as condições, considerando suas declarações absolutamente inapropriadas".
  
Peer Steinbrück é o líder do SPD, o principal partido de oposição alemã. Ele foi apontado pela assembléia do partido como candidato a chanceler federal nas eleições agendadas para 2013.
  
O chefe de Estado italiano, que está em Munique em visita oficial, encontrou-se com um grupo de intelectuais alemães, com os quais conversou sobre o futuro da Europa. Napolitano continuará sua visita em Berlim, onde se reunirá com o presidente da Republica alemã, Joachim Gauck, e a chanceler Angela Merkel. 


www.ansa.it/ansalatina.com.br

Nenhum comentário: