sexta-feira, 15 de março de 2013

Anel do Pescador será de bronze ou de ferro


Por Emanuela De Crescenzo
anello Papa_orafo Claudio Franchi13.jpg      Roma -  O Anel do Pescador poderia ser feito de bronze ou de uma liga de cobre, como os anéis usados pelos cardeais da época renascentista, ou até mesmo de ferro, como aqueles dos tempos da Roma republicana, disse o ourives que fez aquele usado pelo agora papa emérito Bento XVI.

      Claudio Franchi, que fez o Anel do Pescador anterior, junto com seu irmão Roberto, tem um ateliê no centro de Roma e é também vice-presidente da Associação Romana dos Ourives. "A escolha do material é secundária em relação ao seu conteúdo simbólico, que é o seu verdadeiro patrimônio imaterial. E poderia conjugar a mensagem de simplicidade e atenção aos mais pobres do papa Francisco, com o que disse recentemente o padre Federico Lombardi (o porta-voz do Vaticano), que o  Anel do Pescador seria idêntico ao de Bento XVI também para o seu sucessor", acrescentou.
      
De acordo com o artesão, que levou cerca de 300 horas para fazer o do Papa emérito, o Anel do Pescador é "acima de tudo um veículo simbólico poderoso".
 
      "Para o papa Francisco o uso de um metal não nobre reforçaria a mensagem evangélica confiada ao anel, mas mantendo-se fiel ao ritual, que o vincularia à personalidade e sensibilidade do novo Pontífice", observou ele.
 
      Quando fez sua primeira aparição pública na sacada da Basílica de São Pedro, o papa Francisco enviou uma mensagem clara de rigor, limitado-se a vestir a batina branca e uma cruz simples, que alguns disseram ser de ferro. "Na verdade, ela é de prata, enegrecida pelo processo de oxidação típico deste metal", comentou o ourives.
 
      "Então o papa Francisco não renuncia ao objeto litúrgico como mensagem universal da cultura cristã. 

Não se preocupa com o aspecto estético, mas ao mesmo tempo revela aos observadores o conteúdo real do crucifixo: o sofrimento de Cristo na cruz, testemunho de fé e devoção dos fiéis de ontem e de hoje", disse Franchi.
 
      A mensagem do Anel do Pescador de Bento XVI, recordou o ourives, "sintetiza a presença da Igreja por meio da simbologia do peixe", enquanto a relação entre o Pontífice e os crentes está representada na Colunata de São Pedro e no pescador.
 
      A busca por estes símbolos "foi o resultado de um estudo histórico profundo e design, que terminou em uma centena de esboços e desenhos, cujas provas finais foram submetidas à aprovação de Bento XVI", disse ainda Franchi. "Foram duas versões, uma mais contemporânea e outra clássica, frisou o artesão, a última foi a escolhida pelo Papa emérito. Foram duas semanas de trabalho intenso e uma equipe de especialistas".
 
      Agora, a Associação Romana dos Ourives está à espera, para saber se o papa Francisco confiará a eles a tarefa de fazer o novo Anel do Pescador. 


www.ansa.it/www.italianos.it
 

Nenhum comentário: