sexta-feira, 1 de março de 2013

Itália abre nova investigação contra Berlusconi por suspeita de corrupção



Da AFP
A Justiça da Itália lançou uma nova investigação por corrupção contra o ex-premiê Silvio Berlusconi, suspeito de ter "comprado" há vários anos um senador que pertencia à oposição de esquerda, informa a imprensa italiana.

"Silvio Berlusconi é alvo de investigação em Nápoles por corrupção em um caso de 'compra' de senadores. Segundo a hipótese do Ministério Público, teria pago três milhões de euros ao senador De Gregorio", escreve em seu site o jornal de esquerda "La Repubblica".

O caso remonta às eleições legislativas de 2007, conquistadas por escassa margem pela coalizão de esquerda dirigida por Romano Prodi, que só obteve alguns votos a mais que Berlusconi no Senado.
Meses depois, Sergio De Gregorio, um dos senadores eleitos pela coalizão de Prodi, deixou esta formação e passou à de Silvio Berlusconi, acelerando a queda do governo de esquerda, que finalmente se desfez em 2008, menos de dois anos após as eleições.

O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi vota nas eleições parlamentares no domingo (24) em Milão (Foto: AP) 
O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi vota nas eleições parlamentares no domingo (24) em Milão (Foto: AP)
 
Berlusconi foi acusado várias vezes por seus adversários políticos de ter "comprado" votos, mas esta é a primeira vez em que é alvo oficialmente de uma investigação pelo caso de corrupção de um político.

Nenhum comentário: