terça-feira, 12 de março de 2013

Italianos insatisfeitos com a UE

Roma - A crise econômica continua sendo a questão-chave e, nesse quesito, os italianos gostariam de uma maior acuidade da União Europeia (UE), que parece optar por ações que não estão em conformidade.

      É o indica o relatório recente de Eurobarometro e que se baseia em entrevistas com uma amostra de 1.032 italianos entre 3 e 18 de novembro do ano passado, ou seja, antes que as urnas refletissem esse desconforto nas eleições parlamentares italianas de fevereiro.

       As entrevistas mostram que 59% dos italianos acreditam que a luta contra a crise econômica deve ser "a primeira prioridade da política europeia".

      A porcentagem (menos de quatro pontos percentuais em relação a maio de 2012) é uma mensagem clara: a Europa tem que mudar de rumo e fazer mais "para enfrentar a crise, que continua sendo o problema número um", disse o vice-presidente da Comissão Europeia, responsável pela Indústria e Empreendedorismo, Antonio Tajani

       O funcionário afirmou que o surgimento no estudo de "demandas renovadas" para a Europa, é o sinal que demonstra a necessidade de "mais intervenções na economia real e no crescimento".

      Para Gian Maria Frara, presidente do Eurispes, um centro de estudos econômicos e políticos, a pesquisa mostra que "não é verdade que os italianos rejeitam a Europa. Ao contrário, querem mais Europa, mas as respostas da UE não chegam a se materializar". 


www.italianos.it
 

Nenhum comentário: