sexta-feira, 29 de março de 2013

Pier Luigi Bersani renuncia a encargo de formar governo

Roma - O líder da bancada de centro-esquerda da Itália, Pier Luigi Bersani, informou ontem(28) o presidente da República, Giorgio Napolitano, que não conseguiu criar um consenso entre as outras forças políticas suficiente para formar um governo.
  
Bersani, secretario do Partido Democrático (PD), tinha recebido o encargo por Napolitano para formar o novo governo italiano, e por obter esse resultado ele consultou todas as forças políticas eleitas no Parlamento italiano.
  
O PD é o partido italiano que recebeu mais votos nas eleições gerais de 24 e 25 de fevereiro, obtendo a maioria dos assentos na Câmara dos Deputados, mas não no Senado da Republica, aonde a situação é de empate técnico entre o PD, o Povo da Liberdade (PDL) do ex-primeiro ministro Silvio Berlusconi, e o Movimento 5 Estrelas (M5S) do ex-comediante Beppe Grillo, todos com cerca de 30% dos senadores.
  
E foi a recusa do próprio M5S de criar uma aliança com Bersani que levou o secretario do PD a renunciar ao cargo de formar o novo executivo italiano.
  
Segundo a constituição italiana, o Presidente da Republica nomeia o primeiro-ministro e todos os ministros após as consultas com todas as forças políticas.  

Da www.ansalatina.com.br

Nenhum comentário: